Missa celebra Natal de idosos da Casa Lar

Assistência Social e Cidadania
21/12/2014 06h49

Com o intuito de homenagear a melhor idade com destaque ao seu papel na sociedade, a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) realizou uma ceia natalina para os nove idosos que residem, atualmente, na Casa Lar Nalde Barbosa Barreto, residência participativa destinada a idosos que estão sozinhos ou afastados do convívio familiar e com renda insuficiente para a sua sobrevivência. O evento aconteceu na noite da quinta-feira, 13, com uma missa de Natal celebrada pelo padre Marcelo Conceição. 

Localizada no bairro Farolândia, a Casa Lar é uma alternativa de atendimento que proporciona uma melhor convivência do idoso com a comunidade, contribuindo para sua participação, integração e autonomia. Para José Laurindo dos Santos, residente temporário, a Casa Lar mudou sua vida. "Sou solteiro e sozinho. Errei muito e a minha família se afastou. Agora, quero reconstruir minha vida", afirmou. 

A coordenadora da Casa Lar, Sônia Maria Oliveira, destaca que a instituição fecha 2014 com saldos positivos para os quase vinte idosos que passaram pela Casa. "A maioria voltou para o leito familiar. Além disso, aqui tivemos um ano maravilhoso com várias atividade, jogos, cinema. O que pudermos fazer para alegrá-los e integrá-los na sociedade, garantindo os direitos do Estatuto do Idoso é a nossa prioridade", garantiu. 

Estiveram presentes no evento, a Secretária Municipal da Família e da Assistência Social, Maria Selma Mesquita; a diretora de Assistência Social, Ângela Menezes; a assessora técnica , Josilda Monteiro; e a coordenadora de Proteção Social Especial, Paula Maynard.

Casa Lar

A política de assistência à melhor idade que garante a observância dos direitos e garantias dos idosos é prioridade para a Semfas. Por meio da Casa Lar Nalde Barbosa Barreto, a Secretaria oferece às pessoas com idade superior a 60 anos em situação de risco social, moradia temporária com infraestrutura de lazer, 4 dormitórios, banheiros adaptados e espaços de convivência. Na Casa Lar há a preservação da identidade do idoso e o oferecimento de um ambiente de respeito e dignidade. 

Segundo a gerente de Serviços de Alta Complexidade da Semfas, Vera Rabelo, os idosos que chegam à Casa Lar são encaminhados pelo Ministério Público. "A instituição acolhe os idosos em situação de rua ou que são rejeitados pelas famílias. Eles chegam na Casa através do Ministério Público. Muitos chegam bem debilitados, mas melhoram no decorrer dos dias, pois temos uma equipe comprometida que dá muito carinho e amor a todos eles", revela Rabelo.