Mutirões agilizam o atendimento de quase mil pessoas em Aracaju

Saúde
22/12/2014 16h28

No último mutirão de ultrassom do ano de 2014, aracajuanos e moradores do interior do Estado voltaram para casa satisfeitos com o atendimento recebido.  A ação desenvolvida pela Saúde de Aracaju aconteceu nesta segunda-feira, dia 23,  com oferta de mais 50 ultrassonografias no Centro de Especialidades Médicas do bairro Siqueira Campos. Com os mutirões, durante o ano, ao todo foram realizados 400  ultrassonografias e 565 consultas de oftalmo, beneficiando quase mil pessoas em Aracaju.

Quem compareceu ao mutirão da segunda-feira recebeu em mãos os resultados. Este é o caso de Elizabeth Silva Santos que mora em Itaporanga D'ajuda e veio à capital para ser atendida. Para ela, “a promoção dos mutirões foi uma boa idéia, pois com ampliação do atendimento demoraria meses para conseguir a consulta”.  

Já a aracajuana Elizabeth Silva Santos chegou cedo e revela que logo pela manhã foi atendida pelo médico. “Vim fazer o ultrassom de forma preventiva. Vejo que a organização desses mutirões faz toda diferença, fui orientada na própria unidade de saúde onde agendei e depois recebi a ligação informando o meu horário e dia da consulta”, disse.

A coordenadora do Cemar, Adriana Franco, avalia que o resultado dos mutirões do ano foi satisfatório. “São atendimentos e exames imprescindíveis, temos uma procura que cresce constantemente e os mutirões são uma forma de atender as pessoas que aguardam na fila de espera”, explicou, reforçando que a Saúde dará continuidade as ações em 2015, e paralelo aos mutirões o Município mantém, além dos atendimentos no Cemar, contratos com prestadores como clínicas e hospitais.

Durante as atividades deste ano, foram realizados diversos procedimentos entre ultrassom de abdômen total e abdômen superior, vias urinárias, das mamas, próstata, transvaginal e obstetrícias.

Nos dias de mutirão de exames oftalmológicos foram ofertados atendimentos que  dizem respeito às ametropias (defeitos de visão por erro de refração), prescrição de óculos, lentes de contato, verificação da pressão intraocular, exame do fundo do olho e até encaminhamentos para cirurgias.

Os mutirões foram planejados através do Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar) e da coordenação dos Centros de Especialidades Médicas.