Artesanato está entre as opções de oficinas de férias da Escola de Artes Valdice Teles

Cultura
15/01/2015 16h28

Aprender a fazer artesanatos é uma das opções dentre os diversos cursos de férias que estão sendo oferecidos pela Escola de Artes Valdice Teles, unidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju). As oficinas duram um mês, sendo uma ótima oportunidade para quem quer se ocupar neste período de uma forma diferente, podendo optar pelas áreas de dança, arte, música ou teatro.

Na oficina de artesanato deste ano, a produção das alunas será trabalhada em duas etapas. Em quatro semanas elas estão aprendendo a fazer dois tipos de artesanato: uma caixa surpresa de cartonagem e um recipiente para guardar objetos feitos com material reciclável.

"Como algumas alunas já participaram do curso semestral, não é difícil de ensinar, pois elas já têm conhecimento de outros tipos de artesanatos. Numa turma de quinze pessoas, temos três alunas novas que se inscreveram e, mesmo sendo novatas, elas já tem algum conhecimento de artesanato. A dificuldade em aprender é muito pouca para elas", comenta a professora Sandra Dórea.

Maria José é aluna do curso semestral de artesanato da Escola de Artes e também se matriculou na oficina de férias. Para ela, que é dona de casa, a oficina é uma oportunidade de aprender e expandir mais o seu conhecimento com artesanato, já que faz trabalhos manuais como bordado em fita e ponto cruz para vender. "Estou aqui para melhorar o meu trabalho, gosto muito da oficina. Fazer artesanato para mim é uma maneira de ter mais criatividade e possibilidade de inventar novos trabalhos".

Com o mesmo intuito, a dona de casa joseilza Machado, que já fez cursos de artesanatos com tecido e cerâmica, procurou a oficina de férias. "É sempre bom aprender mais e também poder interagir com as pessoas que estão aqui fazendo as aulas. Como me sentia muito sozinha, resolvi fazer a oficina para ocupar minhas tardes aprendendo e produzindo artesanatos", argumenta.

"As oficinas de férias possibilitam ao aluno, mesmo com uma duração apenas de quatro semanas, ter o primeiro contato com esta arte. Facilidade e praticidade são características das oficinas semestrais, que não seguem um conteúdo programático. Essa nova experiência, serve como uma injeção de ânimo para que os alunos continuem se aperfeiçoando", conclui coordenador da Escola de Artes,  Eugênio Eneas.

Escola de Artes Valdice Teles

A Escola de Artes Valdice Teles funciona nos três turnos, manhã, tarde e noite e está localizada na Rua Vila Cristina, 354, bairro São José. Mais informações através do telefone 3211-6913.