NPDOV encerra primeira etapa das oficinas de formatação de projetos

Cultura
16/01/2015 15h24

O Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (Npdov) e Casa Curta-SE, encerraram nesta sexta-feira, 16, a primeira modalidade das oficinas de formatação de projetos audiovisuais em Aracaju. Os cursos, que estão sendo realizados no Centro Cultural de Aracaju de forma gratuita, têm como objetivo qualificar projetos locais para participação em editais nacionais.

As oficinas fazem parte de uma iniciativa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e as Unidades Técnicas de Gerenciamento do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (Prodav). Divididas em três modalidades (documentário, ficção e animação), cada oficina tem duração de três dias com profissionais capacitados.

Ministrado pela publicitária e produtora executiva de cinema, Nara Aragão, o primeiro módulo abordou a produção e idealização de projetos dos alunos participantes. "Num primeiro momento conversamos para entendera as características e necessidades de cada projeto. A partir disso, propomos sugestões para adequar cada um deles às exigências dos editais nacionais, tornando-os mais competitivos", explica.    

A produtora diz ter ficado surpresa com a variedade de bons projetos que foram apresentados durante a oficina. "Foi uma experiência muito boa conhecer os projetos de Sergipe, que embora seja um Estado pequeno, tem pessoas da área de audiovisual com ideias muito boas. Também fiquei surpresa com o Centro Cultural de Aracaju. É um espaço incrível que, com o Núcleo e a sala de projeção, acaba dando um grande incentivo para a área audiovisual", acrescenta.

Para a aluna do curso, Vaneide Dias, que é professora e diretora do documentário "Operação Cajueiro - Um Carnaval de Torturas", a oficina foi muito proveitosa. "Acredito que o curso conseguiu estruturar mais e direcionar em detalhes os projetos de audiovisual que apresentamos. É importante que a gente participe cada vez mais de editais, a nível nacional, para fomentar a realização audiovisual em Sergipe e no Nordeste, saído do eixo Rio-São Paulo, que ainda concentram a maioria das produções", ressalta.

A coordenadora do Npdov, Rosângela Rocha, espera que ao final das oficinas, os participantes possam compreender melhor o contexto no qual estão inseridos nacionalmente, para ter maiores chances de disputar os editais. "Para se ter acesso às linhas disponibilizadas pelo Fundo Setorial Audiovisual é necessário conhecimento - tanto dos meandros de cada edital quanto da formatação de projetos para apresentação. Iniciativas como essa contribuem com a maior qualificação do produtor independente local, por isso, somos parceiros e acreditamos no potencial da formação como alavanca para a equidade e oportunidade de participação", afirma.

O programa das oficinas segue até o dia 01 de fevereiro no Centro Cultural de Aracaju, localizado na Praça General Valadão. As inscrições das oficinas de animação e ficção, ficarão abertas até o preenchimento das vagas. Mais informações com o Npdov pelo telefone: (79) 3211- 1505.  

 

Próximas oficinas:

 

Ficção com Mariana de Oliveira Brasil (SP) de 30/01/2015 a 01/02/2015

Dia 30, das 09h às 13h

Dias 31/01 e 01/02, das 09 às 18h

 

Animação com Márcio Duro Moraes (DF) de 30/01/2015 a 01/02/2015

Dia 30, das 09h às 13h

Dias 31/01 e 01/02, das 09 às 18h