Augusto Franco: movimento do mercado aumenta aos domingos e população aprova

Agência Aracaju de Notícias
19/01/2015 17h10

Após a extinção da feira nos dias de domingo no conjunto Augusto Franco, o Mercado Vereador Milton Santos passou a receber um maior número de clientes, alguns, inclusive, que não conheciam, admiraram a estrutura do local e já aconselham outras pessoas a frequentarem o novo mercado.

Um espaço limpo, arejado e organizado é o que os clientes têm encontrado. Mesmo com uma certa desconfiança inicial por parte daqueles que tinham um certo apego à feira nos dias de domingo, aos poucos, os moradores, são só do Augusto Franco, mas de outras partes da Zona Sul, passaram a conhecer e reconhecer o serviço encontrado no espaço. E a procura só aumenta.

A feirante Valdenia Maria de Jesus trabalha há 25 anos no local, ou seja, acompanhou o processo antes e depois da grande reforma. Para ela, o movimento tem sido positivo, principalmente quando se trata do lado financeiro. "A procura aumentou e nós ficamos felizes porque, além de ter nossos produtos valorizados, ainda melhoramos a nossa renda", disse, animada, enquanto atendia mais um cliente em sua banca de frutas.

Ainda segundo Valdenia, não só ela, mas os demais feirantes ficaram satisfeitos com o novo espaço de trabalho e sentem que os clientes estão mais à vontade em comprar os produtos em um lugar mais higienizado e com uma melhor organização.

A fala da feirante comunga com o que diz a dona de casa Lucineia Damaceno. "Estava acostumada em ir à feira aos domingos, mas, depois que conheci o mercado, e vi que é um lugar onde encontro de tudo, me sinto à vontade em vir aqui. Está tudo muito bem limpo e organizado", frisou.

Acompanhada pela mãe, Socorro Cruz acordou cedo no último domingo e aproveitou para fazer as compras. "Assim como na feira, aqui tem muita variedade e, ao contrário do que pensei, os preços são acessíveis. Gostei bastante dos produtos, são frescos e a higiene do local também chama a atenção", salientou.

Os comentários positivos sobre o novo mercado são confirmados pelo coordenador do lugar, Antonino Gomes Mateus. "As pessoas tinham um certo preconceito com relação ao mercado. Achavam que era mais caro e, no entanto,depois que foi extinta a feira, elas perceberam que, na verdade, os preços variam muito, como o que acontecia lá também. Hoje ouço as pessoas falarem bem e elogiarem, sobretudo, a comodidade, a limpeza e a organização do mercado", contou Antonino.

O coordenador disse ainda que os próprios feirantes sentem as melhorias e comentam entre si. "Olha, só para você ter uma ideia, eram encontrados fezes, urina e outras coisas na feira, tudo que comprometia a qualidade dos produtos e, obviamente, a saúde da população. Os feirantes agora sentem as melhorias e ficam felizes com a evolução do mercado e, consequentemente, das vendas", ressaltou Antonino.