Saúde de Aracaju inicia projeto Ponto de Prevenção

Saúde
23/01/2015 17h12

Na manhã desta sexta-feira, 23, o Programa Municipal de DST/Aids da Saúde de Aracaju deu início ao projeto “Ponto de Prevenção”, que tem a proposta de implantar dispensadores fixos de preservativos para os funcionários de diversas empresas de Aracaju. A primeira empresa a receber, foi a loja da rede Bompreço, localizada na Avenida Gonçalo Prado Rolemberg.

Segundo a Técnica do Programa DST/Aids, Marília Uchôa, a ideia do projeto é estender os locais de disponibilização dos preservativos. “Nós temos dispensadores instalados em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), e ao trazermos esse projeto para dentro da empresa, estamos fazendo mais uma vez a desburocratização da prevenção”, disse Marília.

 A técnica ainda informou como surgiu o projeto. “Nós recebemos vários chamados de empresas para realização de palestras, e daí foi que surgiu a ideia, porque nos íamos a empresa, fazíamos a orientação e depois os funcionários tinham que ir até a USF para fazer a retirada do preservativo. Agora toda empresa que nos chamar para palestra, nós já fazemos a proposta para instalação do ponto da prevenção”, afirmou.

Nesta empresa, o dispensador foi instalado em cima do ponto eletrônico, lugar onde todos os funcionários devem passar diariamente, agora fica por conta da instituição fazer o reabastecimento do local com preservativos. A medida está prevista em contrato que será assinado entre a empresa e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Esta loja da rede Bompreço foi a primeira a aderir ao projeto e assinou o contrato na manhã de hoje. Para marcar a abertura, foi montado um ponto de distribuição aos clientes. A técnica em treinamentos da loja, Edênia Soares, elogiou a iniciativa. “É muito bom sabermos que fomos os pioneiros nesse projeto e eu me comprometo a fazer a divulgação para que outras empresas também possam aderir”, ressaltou Edênia.