Luciano Paz se reúne com representantes dos médicos de Sergipe

Saúde
23/01/2015 17h55

Na tarde desta sexta-feira, 23, a convite do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed), na sede da instituição, o secretário em exercício da Saúde de Aracaju, Luciano Paz, compareceu para almoço e reunião com representantes da categoria. Durante o encontro foram discutidas questões ligadas aos serviços prestados à população e ações em prol dos aracajuanos acolhidos pelo SUS na Capital, bem como o impasse entre a Saúde de Aracaju e o Hospital de Cirurgia.

Em seu encontro com a classe médica, Luciano Paz anunciou medidas que em médio prazo serão implantadas dentro da Saúde de Aracaju. "Trabalhamos e já conseguimos, perante o Ministério da Saúde, que nossas Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) fossem reconhecidas como hospitais municipais. Assim, em alguns meses teremos maiores recursos para atendermos mais procedimentos", informou.

Para que funcionem como hospitais, as UPAs passarão por adequações. "A quantidade de leitos será ampliada, implantarem salas de cirurgias e passaremos a ofertar leitos de UTI. Assim que tais mudanças ocorrerem e as duas UPAs existentes hoje se transformarem em hospitais, possivelmente teremos a construção de uma UPA na região norte, munida de todos os recursos cabíveis para um atendimento correto aos aracajuanos. Estamos buscando recursos para que essas mudanças aconteçam o mais rápido possível, fazendo com que a Rede Municipal ande com seus próprios pés, sem depender tanto de serviços terceirizados", anunciou.

Paz explicou que dentro da Saúde de Aracaju existe um empenho de todos os servidores para que a pasta funcione, primando pelo respeito com a vida dos pacientes. "Friso para que todos nossos servidores vêm trabalhando de forma proativa dentro da Secretaria e nas unidades de saúde também. Estamos empenhados em servir ao povo de Aracaju e sabemos da importância de nossas ações, pois lidamos diretamente com suas vidas, o bem maior de todo ser humano", enfatizou.

Rede hospitalar

Luciano explicou que atualmente Aracaju vem recebendo suporte médico de três entidades: Hospital São José, Hospital e Maternidade Santa Isabel e Hospital de Cirurgia. Neste último a grande maioria de atendimento diz respeito a problemas cardíacos, por isso enfatizou uma maior preocupação em esclarecer supostos débitos da Prefeitura (fator este que estava empacando os vários serviços prestados), negando publicamente a existência dos mesmos através de documentação e argumentos. "Temos relação cordial com o São José e com o Santa Isabel, porém com o Cirurgia, também por questões políticas, estamos enfrentando dificuldade na prestação dos serviços para com a população aracajuana. O que existe dentro do Hospital de Cirurgia é um problema de gestão. Reitero que não possuímos dívida com o mesmo, uma vez que as parcelas referentes aos meses de outubro e novembro já foram pagas. Já o mês de dezembro, por questões de aferição dos serviços prestados, está em processo de avaliação para em seguida ser pago corretamente".

A questão da cardiologia é um fator que preocupa Luciano Paz. "Já estamos avaliando tanto este quanto todos os tipos de procedimentos ofertados dentro do Cirurgia para que tenhamos um maior controle dos serviços que eles prestam para a Prefeitura de Aracaju, onde iremos pagar exatamente por aquilo que foi realizado. Ainda assim, os serviços que o Cirurgia nos oferece já foram restabelecidos e o atendimento vem acontecendo como o contratado", explicou.

Luciano Paz pontuou que algumas medidas serão tomadas para evitar que a população fique sem assistência médica, onde será redistribuída boa parte dos serviços prestados pelo Hospital de Cirurgia para outros hospitais aracajuanos. "A preocupação do prefeito João Alves Filho e de todos nós que fazemos a Saúde de Aracaju é prestarmos assistência humanizada e eficiente aos cidadãos".

O secretário informou que a Saúde de Aracaju já está conversando com outras unidades hospitalares, visando garantir que nenhuma pessoa fique sem atendimento. "É provável que cancelemos alguns serviços oferecidos pelo Hospital de Cirurgia para a Rede Municipal passando a ofertá-los em outros hospitais. Não quero aqui dizer que o Cirurgia vai fechar suas portas, mas é perceptível que se continuar a ser administrado dessa forma certamente passará ainda por muitos problemas financeiros", avaliou.

Na ocasião do encontro, o Secretário em exercício respondeu questionamentos dos médicos que compõe o Sindimed e recebeu os cumprimentos da categoria. De acordo com o vice-presidente do Sindimed, José Menezes, a maior preocupação era com a questão do atendimento aos pacientes cardíacos. "Consideramos esse encontro muito proveitoso, pois notamos que parte dos problemas entre a Prefeitura e o Cirurgia foi resolvido, tanto que o hospital já voltou a ofertar seus serviços aos pacientes aracajuanos. Não podemos ficar sem atendimento cardíaco para a Capital. Friso também o contentamente dos médicos que compuseram a reunião desta tarde no Sindimed em ter seus questionamentos respondidos pelo secretário Luciano Paz", disse.

Para Luiz Carlos Spina, que compõe a diretoria do Sindimed, o encontro com Luciano Paz serviu para que a categoria esclarecesse dúvidas relacionadas à gestão. "Entendemos a complexidade envolvendo o Hospital de Cirurgia, mas cremos que essas discussões servirão para que cheguemos a breves conclusões sobre a situação do atendimento prestado ali dentro e em toda a Capital. As explicações do secretário deixaram todos nós satisfeitos", concluiu.

Para Luciano Paz, todo o diálogo é sempre bom e avaliou o encontro com os médicos como ótimo. "Participaram médicos do município e de outros setores, que puderam saber quais são os planos do secretário e da administração municipal para o setor, quais as melhorias, que passam também por dar melhores condições de trabalho aos servidores. E a gente está disseminando isso, para que as pessoas criem boas expectativas e esperanças e principalmente que a gente as transforme em realidade", finalizou.