Pacientes do interior sergipano buscam atendimento nas UPAs de Aracaju

Saúde
23/01/2015 17h40

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Aracaju, Nestor Piva (Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul) estiveram lotadas durante esta semana com um maior número dos pacientes que vêm do interior do Estado em busca de atendimento.  Na UPA Nestor Piva, o atendimento clínico costuma ter uma média 300 pacientes por dia. Porém, entre a última segunda-feira, 19, e a quarta-feira, 21, desta semana, a média de atendimento foi de 420 pessoas. Já na UPA Fernando Franco, que apenas no atendimento clínico possui uma média de 170 pacientes por dia, o fluxo aumentou para 232.

De acordo com a coordenadora da UPA Nestor Piva, Ana Cristina Carvalho de Melo, poucos pacientes do interior procuram a UPA porque geralmente eles vão direto para o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE). "Os pacientes que procuraram o HUSE na última quarta-feira, 20, não receberam atendimento e todos chegaram aqui dizendo a mesma coisa. Percebemos que o fluxo foi aumentando ao longo do dia e que muitos eram pacientes de outras cidades. Geralmente funcionamos com cinco médicos por turno, e neste dia, tivemos que solicitar mais um clínico no turno da tarde, para atender a todos", informou.

Os pacientes do interior que procuraram a UPA Nestor Piva vieram de Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão, Laranjeiras, Santa Rosa de Lima, Japaratuba, Itabaiana, Nossa Senhora da Glória, Maruim, Santo Amaro das Brotas e Arauá. E na UPA Fernando Franco, a maioria foram das cidades de Rosário do Catete, Nossa Senhora do Socorro, Santo Amaro das Brotas, Macambira e Itabaianinha.

Segundo Neuma Maria dos Santos, que veio da cidade de Santo Amaro da Brotas, o atendimento só foi possível quando ela procurou a UPA. "Eu vim na quarta-feira de manhã da minha cidade com o meu filho, mas como lá no Hospital João Alves não estava atendendo, eu peguei o ônibus e vim procurar atendimento aqui na UPA do Augusto Franco. É a primeira vez que eu vim aqui e valeu a pena porque meu filho foi bem acolhido", explicou.

José Raimundo trouxe o avô de 88 anos para realizar o tratamento de bursite na UPA Fernando Franco. "Meu avô veio de Itabaianinha e eu trouxe ele para fazer o tratamento aqui na UPA. Os médicos atenderam bem e os medicamentos que precisavam já foram fornecidos na hora", disse.

Atendimentos

Este mês, a UPA Nestor Piva, de 1º a 19 de janeiro, realizou 6.403 atendimentos clínicos, 1.128 cirúrgicos, 937 ortopédicos e 122 odontológicos. Destes números, 839 foram de pacientes do interior. Já a UPA Fernando Franco, de 1º a 18, realizou 3.433 atendimentos clínicos adulto, 565 cirúrgicos e 1.032 pediátricos. Destes totais, 126 foram de pacientes provenientes do interior do Estado, sendo 90 adultos e 36 crianças.