PMA capacita profissionais da saúde na prevenção da mortalidade infantil

Saúde
26/01/2015 14h15

Os primeiros dias de vida de um bebê são muito importantes. Por reconhecer isso, a Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza um treinamento para médicos, enfermeiros que atuam na saúde da família sobre a Atenção Integral as Doenças Prevalentes da Infância no período Neonatal (AIDPI -Neonatal).

"Esse curso é uma estratégia do Ministério da Saúde, criado com o objetivo de cuidar para prevenir a morte em crianças menores de cinco anos de idade. Nosso foco é o período neonatal, ou seja, os primeiros 28 dias de vida da criança, e abordamos cuidados até o segundo mês de vida", explica a coordenadora do programa de Saúde da Criança, Rita Bitencourt.

Há dez anos, o Brasil contabilizava 70 mortes para cada 1000 crianças. Desse número, 70% das causas estão associadas a problemas na gestação, como descuido materno e má formação congênita. "O Brasil vem melhorando esses números e nossa função aqui em Aracaju é fazer a nossa parte e capacitar nossos profissionais para receber um bebê e acompanhá-lo adequadamente", acrescenta Rita.

Em parceria com a coordenação de Saúde da Criança, a Saúde da Mulher também foi convidada. "Uma mulher hipertensa mal conduzida, mal tratada ou uma mulher que tem uma infecção urinária, se não for tratada, corre sérios riscos, tanto ela como o bebê", exemplifica a coordenadora. "Se todo mundo fizer a sua parte a gente tem como mudar o futuro de muitas crianças", incentiva.

Como participar

O curso voltado para médicos e enfermeiros tem 12 horas de duração, com foco na atenção básica dos primeiros dias de vida do bebê. A sensibilização é dividida entre os componentes pré-natal e o neonatal. A capacitação acontece as terças e quintas até o dia 10 de fevereiro, no auditório da Avosos, localizada na Rua Leonel Curvelo, no Bairro Suíssa.