Saúde de Aracaju apoia Projeto Saúde Verão 2015

Saúde
26/01/2015 18h28

A Saúde de Aracaju estará apoiando até o dia 07 de fevereiro o Projeto Saúde Verão 2015. Realizado pelo Hospital São Lucas, o evento tem o objetivo de conscientizar a população quanto ao seu papel para um trânsito mais seguro, promovendo ainda ações de prevenção de doenças através da prática de atividades físicas e orientações multiprofissionais. Os encontros são realizados no Calçadão da 13 de Julho, sempre de segunda a sexta-feira, das 5h às 7h e das 16h30 às 19h.

A abertura do projeto aconteceu nesta segunda-feira, 26, no pólo da Academia da Cidade na 13 de julho. No evento, além da realização de atividades físicas, aferição de pressão e verificação de glicemia, os praticantes do Programa Academia da Cidade foram alertados sobre a importância de todos se unirem nesse projeto para vencer a violência no trânsito.  

A ação é realizada através da Coordenação de Promoção à Saúde e contou com a participação da Diretora de Vigilância em Saúde, Tereza Cristina Maynard, do coordenador do Programa Academia da Cidade, Olavo Cavalcanti e da referência técnica do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva), Lijane Oliveira. Ainda estiveram presentes, a diretora operacional do Hospital São Lucas, Rosa Mérice e o supervisor da Academia da Cidade, José Reis de Menezes.

Segundo a referência técnica do Nupeva, Lijane Oliveira, este ano o tema é “Trânsito Esperto” porque visa alertar a população para a quantidade enorme de vítimas de acidentes no transito. “É importante orientar as pessoas para diminuir esse índice de acidentes. Além das principais ações que serão realizadas, como aferição de pressão, lanche saudável e verificação de glicemia, também estarão acontecendo comandos educativos nos principais cruzamentos da cidade e em portas de escolas para orientar os cuidados no trânsito”, explicou.

Lijane ainda destaca que no dia 6, a partir das 20h, o Comitê Municipal de Mobilização pela Saúde e Segurança (Comsepat) e os órgãos envolvidos na política de trânsito estarão nos bares da Orla de Atalaia. “Esses órgãos irão falar sobre a violência no trânsito e também como realizar as prevenções. Durante toda a semana também estaremos distribuindo panfletos e fazendo uma alerta tanto para a saúde e a qualidade de vida, como também para a violência no trânsito. Lembrando que qualquer pessoa pode participar e se envolver nesse projeto”, disse.

O encerramento será no dia 7, a partir das 16h, com uma caminhada saindo da Praça Getúlio Vargas (antiga Praça do Mini Golf), localizada no bairro São José.