USF Dona Jovem realiza palestra para alunos da Academia da Cidade

Saúde
27/01/2015 18h03

A Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Jovem, em parceria com a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), realizou nesta terça-feira, 27, uma palestra com os participantes do Programa Academia da Cidade do Polo do Bairro Industrial. O objetivo da ação foi alertar para as principais doenças do verão, mostrando os cuidados com as lesões nos pés.

De acordo com o fisioterapeuta do Nasf, Jorge Augusto Almeida, abordar as lesões nos pés é essencial para que os alunos saibam qual o melhor calçado para utilizar. “Como os alunos deste polo da Academia são em sua maioria formado por mulheres, pensei em enfatizar os tipos de calçados adequados e quais se deve evitar para quem possuem lesões, como esporão e dores no tornozelo. Às vezes por falta de informação, as mulheres acabam usando calçados que não são adequados aos seus pés”, disse o fisioterapeuta. Jorge ainda orientou para os participantes procurarem tratamento desde cedo, logo ao sentirem algum tipo de dor nos pés.

Já a farmacêutica, Cláudia Perioto, abordou as doenças que são mais comuns no verão, como a desidratação, intoxicações alimentares, conjuntivites e também a dengue. “Existem doenças que com o calor excessivo acabam acometendo as pessoas. A dengue, por exemplo, no verão é mais comum, por conta da chuva e do calor. Já a desidratação acontece por causa das pessoas que vão muito a praia e não tomam os cuidados necessários. A intoxicação, por exemplo, acontece pelo consumo de alimentos que não tem um processo de higiene por conta da exposição ao calor excessivo”, explicou.

O professor de educação física da Academia da Cidade, Fábio Roberto, afirmou a importância dessas parcerias para estimular nos praticantes uma melhor qualidade de vida. “Sempre estamos fazendo parcerias com nutricionistas, farmacêuticos e fisioterapeutas com o apoio do Nasf. Isso serve para proporcionar saúde, seja através de atividade física, como também atividades educacionais”.

“Eu estou gostei da palestra. Estava precisando dessas orientações porque meu pé incha muito. Eu, por exemplo, não posso fazer atividade física na praia porque sinto meu pé incomodar. Agora aprendi qual o melhor calçado utilizar”, afirmou a participante da Academia da Cidade, Rosângela do Nascimento.

Já para Jorge Augusto Almeida, que participa do Programa há mais de três anos, saber as doenças do verão é importante e os cuidados com os pés também. “Gostei de saber o que fazer no verão para não ficar desidratado. Também me senti bem com as orientações sobre as lesões do pé, pois como eu tenho hérnia de disco, sinto muita dor no pé e agora sei o que fazer para diminuir as dores”, disse.