Prefeito em exercício prestigia formatura de alunos do ILBJ

Agência Aracaju de Notícias
28/01/2015 08h26

Foi com uma mistura de realização de sonhos e superação que, na noite desta terça-feira, 27, o Espaço Emes foi cenário da 12ª Formatura da Turma do Projeto 'Conectando com a Vida', realizado pelo Instituto Luciano Barreto Junior (ILBJ), responsabilidade social da Construtora Celi. Durante dez meses, 900 alunos se dedicaram ao maior projeto das suas vidas e comemoram a concretização deste grande sonho. O prefeito em exercício José Carlos Machado prestigiou a solenidade, que marca a concretização de um projeto inspirado no jovem empresário Luciano Barreto Junior, que faleceu em 2002.

O brilho da noite aumentou com a participação dos alunos do Instituto através de apresentações teatrais, oficinas de comunicação social e da oficina de coral, que encantou a todos. Além das apresentações, três alunos foram homenageados e premiados com as melhores redações, que tinham como tema 'O que o Instituto mudou na sua vida'. Os melhores textos ganharam notebooks, tablets e smartphones.

Reconhecendo a nobreza do projeto, o José Carlos Machado afirmou que um dos pilares do movimento de qualquer nação é a educação. "O Instituto Luciano Barreto Junior vem fazendo isso há décadas. Todos os anos celebrando a base de todo o homem, que é a educação, com uma grande festa. Mil jovens se formam, se renovam e  têm condições, a partir de hoje, de enfrentar o mercado de trabalho. Estes jovens passaram o ano no Instituto por um processo de transformação útil, saudável e tenho certeza de que eles saberão aproveitar esta oportunidade. Hoje, quero parabenizar Luciano Barreto e Maria Celi por esta disposição, porque eles não têm essa obrigação. Esse é um gesto para homenagear o seu filho, que faleceu há alguns anos, dando essa contribuição para a juventude", declarou.

O empresário Luciano Barreto diz que esse foi mais um ano de realizar sonhos através de um projeto idealizado pelo seu filho Luciano Barreto Júnior. "Quando eu conversava com meu filho ele dizia que precisávamos de algum projeto voltado para a educação. E assim estamos seguindo. Hoje temos 1.200 jovens em um universo de 1.600, onde outros 400 estão envolvidos em outros projetos inseridos no Instituto," destacou.

Maria Celi, presidente do ILBJ, fala da emoção e do compromisso que abraçaram a pedido do seu filho e, com isso, mantêm viva a memória de Luciano Barreto Júnior. "É com muito amor que todos os anos temos uma emoção gigantesca na realização do sonho do nosso filho e a cada ano conseguimos abranger um número maior de jovens. Nunca imaginamos e nem programamos o crescimento deste projeto que acreditamos vir lá de cima, porque sozinhos não daríamos conta", reforça.

Priscila Araújo, uma das alunas do ILBJ, diz que a sensação de estar se formando no Programa Conectando Com a Vida é uma oportunidade para o futuro e para uma vida nova. "Sou uma nova pessoa, com planos, ideias e pensamentos novos para o mercado de trabalho, que se abriram depois do curso. Hoje já penso em uma faculdade e quem sabe ser uma jornalista de destaque", garante. A turma este ano homenageou a professora Neuzice Barreto Lima, mãe do Governador Jackson Barreto.

Histórico

O Instituto Luciano Barreto Júnior (ILBJ) foi constituído no dia 23 de janeiro de 2003, tendo como objetivo principal possibilitar a infoinclusão social de adolescentes e jovens sergipanos, tendo como principal projeto o "Conectando com a Vida". É uma instituição sem fins lucrativos, mantida através da responsabilidade social da Construtora Celi. No ILBJ, os jovens são preparados para a vida e para o mundo do trabalho, através de material pedagógico específico desenvolvido pela própria equipe de profissionais, com diversos outros subprojetos, cursos, oficinas e palestras, além de atividades socioeducativas e artes, sempre voltadas para a cidadania.