Coordenação de Vigilância Epidemiológica intensifica ações de Identificação da Dengue

Saúde
28/01/2015 14h12

A Saúde de Aracaju, através da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, convocou uma reunião na manhã desta quarta-feira, 28, com os diretores clínicos, coordenadores de enfermagem e representantes da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e das duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) para intensificar o processo de identificação precoce da dengue.

Segundo a coordenadora do Programa de Combate a Dengue, Taíse Cavalcante, é preciso unir todos os esforços, principalmente nesse período, que é o mais propício à difusão de várias doenças. “O verão é um momento do ano favorável a vários tipos de viroses, inclusive a dengue. Então juntamos esses profissionais para reforçar a importância da realização do teste antígeno NS1. Após a realização desse teste, o material segue para identificação do tipo de vírus, o que é extremamente importante para que façamos uma triagem do tipo de vírus que está circulando em nosso município”, ressaltou Taíse.

O NS1 é uma proteína presente no vírus da Dengue que permite a identificação já no primeiro dia da doença, diferente do exame sorológico, em que era necessário aguardar pelo menos seis dias para confirmação da enfermidade. O que tem sido uma importante arma de prevenção e controle de surtos e epidemias de dengue em Aracaju.

A Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Raulina Gomes, explicou que a reunião com os profissionais das UPAs é de extrema importância, já que eles trabalham diretamente com o problema. “As Unidades de Pronto Atendimento são os locais para onde vão os pacientes que apresentam qualquer tipo virose. Então precisamos estar alinhados, para tornar cada vez mais eficaz o processo de identificação e combate”, afirmou.