Semed orienta profissionais sobre Censo Escolar 2014

Educação
28/01/2015 16h44

Na manhã desta quarta-feira, 28, a Secretaria Municipal da Educação (SEMED) realizou no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas uma capacitação ministrada pela Coordenadora de Informações Estatísticas e Gerenciais (COIEG), Itamara Cavalcante Alves de Menezes. Durante o encontro os diretores e secretários das instituições de ensino da rede receberam orientações referentes a segunda etapa do Censo Escolar 2014.

O Censo Escolar de educação básica é dividido em duas etapas, matrícula inicial e a situação do aluno em 2014. A situação do aluno consiste na divulgação de dados de movimento e rendimento escolar. Movimento escolar compreende a mudança do vínculo escolar do aluno, abrangendo as seguintes situações: Transferência, deixou de frequentar e falecido. O Rendimento escolar compreende os resultados obtidos pelos alunos no término do ano letivo em uma das situações: Aprovado, reprovado e concluinte. 

Para se trabalhar com as informações do censo é necessário que todas as instituições da rede atendam ao pedido e informem as situações das escolas. Na educação infantil as informações de rendimento escolar não se aplicam a alunos matriculados em turmas de creches e pré-escola, é necessário apenas informar o movimento. Já no ensino fundamental é obrigatório que a escola informe a movimentação e o rendimento, além disso, é necessário informar a conclusão (ou não conclusão) da etapa do ensino dos alunos aprovados no ensino fundamental (8ª série/9º ano).

"O Censo vai além da amostra de dados e número, é através dele que se é possível conhecer toda situação e os detalhes que envolvem o contexto educacional, ajudando na melhor forma de se investir na educação", falou Itamara Cavalcante, coordenadora da COIEG.