Semfas promove carnaval para crianças do Abrigo Sorriso

Assistência Social e Cidadania
19/02/2015 15h10

A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) promoveu um carnaval especial para as 17 crianças que estão temporariamente acolhidas no Abrigo Sorriso. A criançada, com idade que varia de 0 a 6 anos, usufruiu de um momento de entretenimento e alegria com brincadeiras, música, desfile de melhor fantasia e dança, na última sexta, 13.

De acordo com a coordenadora do Abrigo Sorriso, Magna Mendonça, o evento foi aguardado com muita expectativa pelas crianças. “Esse é o momento em que fazemos o carnaval deles e para eles. Todos aguardaram ansiosos por este carnaval. Aqui, queremos dar segurança, cidadania e também alegria.”, afirma a coordenadora do Abrigo, Magna Mendonça.

A garota A.S., 5 anos, aprova as festas que ocorrem no Abrigo Sorriso. “Gosto muito quando tem festa aqui porque a gente brinca e fica todo mundo feliz. O lanche também é gostoso. Tem bolo e pipoca”, conta.

Abrigo Sorriso

Com uma equipe formada por cerca de 35 profissionais, o Abrigo Sorriso – serviço da Proteção Social Especial - acolhe crianças de 0 a 6 anos que experimentam situações cotidianas de risco a sua integridade psicológica, física ou sexual, ou seja, circunstâncias onde há ameaças ou violações a direitos. O acolhimento institucional é uma medida de proteção especial legítima prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

O Abrigo Sorriso funciona como instrumento da política social, pois oferece assistência à criança que se encontra sem os meios necessários à sobrevivência (moradia, alimentação, atenção à saúde e educação), ou mesmo diante da incapacidade dos pais e/ou responsáveis para cumprir com as obrigações de guarda e sustento dos filhos, por um tempo determinado ou de maneira definitiva.