Guardas apresentam ações do Programa Anjos Azuis para pais de alunos da EMEF Elias Montalvão

Guarda Municipal
26/02/2015 17h30

Na tarde da última quarta-feira, 25, guardas municipais integrantes do Programa Anjos Azuis participaram do I Encontro Família Escola da EMEF Elias Montalvão, localizado no bairro Mosqueiro. Na ocasião mais de 50 pais de alunos conheceram os objetivos e a metodologia dos projetos que compõem o programa da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) - o Guarda Cidadã e o Anjos Azuis na Escola - que visa combater a violência, o uso de drogas e fomentar uma cultura de paz na comunidade escolar.

O guarda Aldemir Barros, do projeto Anjos Azuis na Escola, falou para os pais que o grupo trabalha com oficinas voltadas para a conscientização e prevenção dos adolescentes, explorando temas como: doenças sexualmente transmissíveis e efeitos do uso de drogas ilícitas e lícitas. "Neste ano, estamos preparando uma novidade. Além da oficina de esportes, queremos incluir oficinas de música e de xadrez. A nossa ideia é mostrar aos adolescentes que eles têm disponível várias possibilidade de lazer, e que podem manter-se distante das drogas", revelou.

O GM Ronaldo Batista, do projeto Guarda Cidadã, expôs a metodologia aplicada para falar com os estudantes da faixa etária entre os 5 e os 10 anos. "Trabalhamos com uma linguagem lúdica, porque é importante aprender brincando. Por isso, temos o nosso Teatro de Bonecos com histórias que abordam questões como a preservação do patrimônio público, drogas, bullying, trânsito, entre outros. Para este ano teremos novidades, novas estórias e novo elenco de bonecos. Agora em 2015 estamos de ‘cara nova'", frisou.

A diretora da EMEF Elias Montalvão, Antoniélia Ribeiro, comemora esta parceria com a Guarda Municipal, pois neste ano incluiu as intervenções do Programa Anjos Azuis no calendário letivo. "Desde 2013 a gente vem buscando esta parceria. Em nossa comunidade é possível registrar casos de tráfico de drogas, uso excessivo de álcool, que atingem as famílias de nossos estudantes. Percebendo isso, ficamos preocupados como estes fatos vem repercutindo na mente dos alunos", contou.

Antoniélia Ribeiro explicou que a intenção de levar os pais para conhecer o programa foi de mostrar o que os estudantes vão aprender dentro do ambiente escolar. "A minha expectativa é consolidar a participação dos pais na educação das crianças, envolver a comunidade com a escola e demonstrar que existe a parceria e a sensibilidade dos órgãos públicos a favor do desenvolvimento da comunidade", concluiu.

Débora Nascimento foi uma das mães que participou da reunião e aprovou a iniciativa. Ela, que é de Salvador e está há pouco tempo em Aracaju, revelou que esta é a primeira vez que vê uma escola se preocupar com temas tão importantes. "Achei ótimo este trabalho que vai ser desenvolvido. Espero que as crianças compreendam bem a mensagem que será passada", completou.