Teatro de Bonecos da Guarda Cidadã inicia apresentações de 2015

Guarda Municipal
27/02/2015 16h27

Esta sexta-feira, 27, teve um sabor especial para cerca de 300 alunos a Escola Municipal de Ensino Fundamental José Conrado de Araújo, no bairro São Conrado. A Guarda Cidadã esteve no colégio para fazer a primeira apresentação do teatro de bonecos em 2015. A encenação de hoje passou noções de segurança e comportamento para o dia a dia, em especial como não entrar no mundo das drogas.


Na peça apresentada, os amiguinhos Alice e Jaiminho são abordados por um rapaz, Carlão, que lhes oferece “balinhas mágicas”. Inocente, o menino aceita e seu comportamento muda na escola, em casa e com os amiguinhos, deixando de ser doce e respeitoso para se tornar agressivo. Já Alice é salva pelo guarda municipal Josué, que era responsável pela ronda escolar no local. No fim da encenação, Carlão é preso e tudo volta ao normal.


A coordenadora da escola, Tereza Cristina de Souza Lima, disse estar feliz com a participação da guarda municipal na EMEF. “No meu entendimento o projeto é muito importante e necessário, porque desde pequenas as crianças tem que aprender valores de cidadania e respeito. Essa é uma comunidade com altos índices de violência e sei a necessidade desse trabalho. Só tenho a agradecer o fato de a equipe estar aqui hoje e sempre que for necessário voltaremos a convidar”, salientou.


As crianças, divididas em turmas que iam do 1º ao 5º ano, se divertiram com a peça e mostraram que entenderam a mensagem. “Gostei muito de Jaiminho, porque ele é engraçado. Ele fez errado em aceitar as balinhas de Carlão, não pode falar com estranhos e nem aceitar nada deles”, falou o menino Renan de Jesus Silva, de 8 anos.


Quem também gostou muito do teatro foi Iara Beatriz dos Santos, 10 anos. Ela elencou todas as mensagens passadas pelo grupo e garantiu que levará para o seu dia a dia. “Aprendi que não pode maltratar os animais, nem falar com estranhos, respeitar nossos pais, os professores e aprendi que os guardas defendem a gente das pessoas ruins”, observou.


De acordo com o coordenador da Guarda Cidadã, GM Marcílio Barbosa, nesse ano o trabalho será ainda mais envolvente. “A expectativa do grupo é muito boa. O ano de 2014 foi bem produtivo, conseguimos passar a nossa mensagem para muitas escolas e com certeza em 2015 vai ser melhor. Hoje foi um ótimo pontapé inicial, as crianças interagiram muito e as crianças podem esperar várias inovações, novos temas e apresentações mais dinâmicas”, revelou o GM.