EMEI Professora Etelvina Amália desenvolve ação sobre alimentação saudável

Educação
03/03/2015 15h06

Numa ação pedagógica que visa orientar e conscientizar os alunos na faixa etária dos quatro anos de idade sobre o valor nutritivo das frutas, a Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Professora Etelvina Amália de Siqueira, no Porto Dantas, está desenvolvendo o Projeto Alimentos Saudáveis - "As Cores e Sabores dos Alimentos".

A professora Cristiane da Silva Costa, do Pré-Escolar 1 - Turmas de quatro anos, explica que o projeto é uma ação pedagógica da unidade de ensino que percebeu a má alimentação das crianças na comunidade, bem como os hábitos. "As crianças comem muita pipoca, doces, enfim, desconhecem o valor nutritivo das frutas", enfatiza.

Por conta disso, nessa primeira etapa, o tema abordado é "As Cores e Sabores dos Alimentos". "Acabamos de realizar a Festa Vermelha, onde apresentamos frutas como melancia, maçã, morango e seus valores nutritivos. Houve ainda, uma ação pedagógica que girou em torno da historinha Chapeuzinho Vermelho", destaca a professora.

A segunda etapa do projeto, informa Cristiane da Silva, vai trabalhar outras cores de frutas integrando o pessoal da empresa que fornece a merenda escolar. "A ideia é ofertar, orientar e estimular as crianças no sentido da boa alimentação", observa, acrescentando que é pensamento da equipe também fazer um acompanhamento dos casos de desnutrição e obesidade.

Cristiane da Silva conclui salientando que esta nova ação será feita em parceria com equipes da Secretaria Municipal da Saúde do Programa de Saúde da Família (PSF) da Unidade de Saúde Eunice Barreto, que fica no próprio bairro. A meta é levar o Alimentos Saudáveis para toda escola envolvendo os alunos de três e cinco anos.