SMTT discute mobilidade urbana com gerenciadores de Transporte Urbano e Trânsito de todo país

Transporte e Trânsito
18/03/2015 18h29

Aracaju sedia a partir desta quarta-feira, 18, a 85ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito, que acontece até o dia 20 de março no Hotel Real Classic, na Orla de Atalaia. O evento é realizado pela prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão vinculado a Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), em parceria com a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). O objetivo é discutir novos planos e soluções para a mobilidade urbana, transporte coletivo e trânsito no país.

Para marcar a abertura do evento, foi realizado o 19º Encontro Nordeste de Gerenciadores de Transporte Urbano e Trânsito, que contou com a presença da secretária municipal da Defesa Social e Cidadania, Georlize Teles, do superintendente municipal de Transporte e Trânsito, Nelson Felipe, além de diretores de trânsito e representantes e dirigentes de vários órgãos ligados a transporte e trânsito de vários estados brasileiros e cidades nordestinas. Além de discutirem os temas apresentados nos painéis, os participantes também puderam compartilhar um pouco das experiências dos projetos desenvolvidos para melhorar a mobilidade urbana nessas localidades.

Para a secretária municipal da Defesa Social e Cidadania, Georlize Teles, para que muitas das ideias de mobilidade tornem-se promissoras, deve-se planejar o presente pensando no futuro. "As cidades pararam de pensar o futuro e só perceberam o momento, e com isso nós criamos esse caos que se encontra não em Aracaju. Nós ainda somos de algum modo não tão ruim, como em outras capitais. Em algumas delas têm-se engarrafamentos de cinco horas. Então é preciso pensar o hoje com uma perspectiva do amanhã, que é a ideia que juntos possamos construir um mundo onde as pessoas e os veículos possam conviver em uma relação harmônica", argumenta a secretária.  

O superintendente da SMTT, Nelson Felipe, diz que a oportunidade é ímpar para debater e encontrar soluções de fluidez no trânsito e melhoria da mobilidade urbana. "A possibilidade de trazer um Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito, para Aracaju junto com a Associação Nacional de Transportes Públicos é uma rara oportunidade que nós temos para discutir não só os problemas de Aracaju, como também os problemas dos grandes municípios circunvizinhos a capital, discutindo não só o transporte público como também o trânsito nestas cidades. Hoje o encontro reúne os estados da região Nordeste e das cidades do interior de Sergipe é uma oportunidade ímpar para dar uma grande contribuição a esses municípios, e esta é a intenção. Já a partir de amanhã, a discussão junto a todos os estados do país, com um diferencial. Em todas as edições do Fórum, que nós participamos, em nenhuma deles foi possível fazer uma visita técnica na cidade, para que se fossem avaliados os reais problemas de mobilidade. Aqui em Aracaju nós fizemos diferente, a visita técnica é hoje, então a partir de amanhã nós vamos discutir também os problemas de Aracaju, para que no Fórum se discuta e se possa dá soluções a esses problemas", comemora o superintendente.     

O diretor de trânsito da SMTT, Capitão José Luiz Ferreira, acha muito importante abrir espaços para essas discussões, que muitas vezes servem de intercâmbio entre as cidades e contribuem para que as experiências possam vir a ser compartilhadas e sirvam de exemplos ou adequações para solucionar problemas no trânsito em regiões circunvizinhas. "Para todo mundo que trabalha com mobilidade urbana, você sentar pra discutir problemas que são iguais ou idênticos em outras capitais e em outros órgãos de trânsito, pra gente é muito positivo, porque nos ajuda a pensar e desenvolver estratégias de mobilidade urbana, mais eficientes, mais eficazes, como também outras cidades, outros estados puderem levar um pouco de nossas experiências também", conclui José Luiz.

Para o presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito e da Empresa de Urbanização de Sorocaba/SP, Renato Gianolla, a retomada das discussões sobre mobilidade urbana é um evento que deve ganhar grande visibilidade no país. "Uma das plataformas que nós tínhamos ao assumir a direção dois anos atrás era reativar essas discussões, com o encontro do Nordeste, Encontro do Sul, Encontro de Minas Gerais, o Fórum paulista que já está bem consolidado, e eu acho que é o fórum mais importante, e sempre é imprescindível a nós discutirmos essas questões de mobilidade urbana que é fundamental, já que o nosso país é continental, então é muito importante ter uma ideia geral. Inclusive Aracaju está de parabéns, por ter um sistema de bicicletas muito bem desenvolvido, o Caju Bike que atinge uma faixa de 300 viagens por dia, e é um dos grandes sucessos da atual administração, que além ser uma atividade que contribui para a mobilidade urbana, também contribui para a questão da saúde dos usuários, já que acaba sendo uma atividade física a ser desenvolvida pelo usuário do serviço", ressalta Gianolla.

Fechando os eventos da 85ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito, desta quarta-feira, 18, os participantes saíram para a visita técnica ao Sistema de Transporte Coletivo Urbano e do Trânsito de Aracaju, que deve entrar na pauta das discussões desta quinta-feira, 19, juntamente com o panorama da mobilidade urbana no cenário nacional.