EMEF Presidente Vargas realiza projeto sobre sustentabilidade e conservação da água

Educação
20/03/2015 11h55

A água é um dos assuntos mais comentados na atualidade. Por conta dessa realidade, que tem a crise hídrica como fundamento, inúmeras campanhas de conscientização estão sendo realizadas para tentar reduzir o desperdício. Dentro desse contexto, as instituições de ensino estão assumindo o papel pedagógico de formar alunos mais interessados pelo tema. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, por exemplo, realizou na manhã desta sexta-feira, 20, uma apresentação sobre o Projeto Sustentabilidade e Conservação da Água.

Mais de 300 alunos do 1º ao 9º, do turno da manhã, lotaram o auditório Antônio Vieira, que fica anexo ao prédio da escola. "Nossa intenção é envolver o maior número de crianças e jovens.

Realizamos uma reunião de planejamento e decidimos, juntamente com todos os professores, trabalhar a temática da água justamente pela importância social", destaca a coordenadora pedagógica Cleide Selma. "As atividades desse projeto devem envolver mais de 600 alunos. Nesse primeiro momento vamos apresentar os trabalhos, que devem seguir até o final do semestre", acrescenta.

O Projeto Sustentabilidade e Conservação da Água foi idealizado pela professora de Ciências, Aline Alves Ferreira. Formada em Biologia, com especialidade em Meio Ambiente, Aline resolveu abordar o tema da água em razão da crise hídrica que o país enfrenta. "Nós temos o dever, como educadores, de ensinar os desafios de maneira consciente. A conservação da água é uma exigência universal e cada um precisa dar sua contribuição", enfatiza a professora.

"Escolhemos essa data para apresentar o projeto pela proximidade do dia 22 de março, data em que é comemorado o Dia Mundial da Água", explica Aline. As atividades irão acontecer ao longo do semestre. "Teremos três momentos. O primeiro será sobre a conservação da água. Em seguida será a questão da higiene. E por último o conteúdo envolverá sobre poluição e sustentabilidade. A culminância será no final do semestre", detalha.

O envolvimento dos professores foi essencial para a implantação do projeto. "Uma das recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais é abordar o assunto de maneira transversal. Todos os professores estão envolvidos e entusiasmados com a ideia. Cada um está procurando orientar seus alunos de acordo com a matéria de cada disciplina. Com certeza, ao final do projeto, teremos um resultado bastante positivo", registra a professora Aline.

Durante a apresentação do projeto no auditório, diversos alunos realizaram apresentações teatrais. A professora Aline Alves também exibiu vídeos educativos sobre a conversação da água. Algumas turmas ainda produziram maquetes, destacando cenários como o desmatamento da mata ciliar - vegetação que protege as margens dos rios, evitando o processo de erosão. "A escola como um todo está empenhada em mostrar o quanto é importante conservar a água, principalmente nas atividades do nosso dia a dia, como tomar banho, escovar os dentes ou usar a pia para lavar louças", disse a coordenadora Cleide.