Trabalho na drenagem continua, mas efeitos da maré provocam alagamentos

Obras e Urbanização
24/03/2015 16h10

Nos últimos dias, alguns pontos de Aracaju tiveram alagamentos provocados por um fenômeno conhecido como tábua de maré, que são variações diárias da pressão atmosférica e de alterações no regime de ventos, com períodos de grande correlação de dados que provocam o nível do mar. Com isso, além de dificultar a vazão das águas da rede de drenagem, o fenômeno provoca o movimento inverso, impelindo as águas marítimas para os canais de drenagem.

Além disso, a expansão residencial alcançou antigas áreas de mangue e que estão localizadas abaixo do nível do mar, ficando mais suscetíveis aos efeitos ocasionais da natureza. O fato mais recente ocorreu nas avenidas Acrísio Cruz e Anísio Azevedo, no bairro 13 de Julho, Zona Sul da cidade. Para evitar maiores transtornos, os engenheiros da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) passaram a monitorar os pontos mais críticos e os horários com possibilidades de oscilações da tabua de maré.

Paralelamente, as equipes de drenagem da Emurb continuam trabalhando nas ruas da capital realizando ações de manutenção, recuperação e desobstrução na rede de drenagem, limpeza de canaleta e recuperação e construção de meio fio. Na manhã desta terça-feira, 24, foram atendidos os bairros Atalaia, Siqueira Campos, Santo Antônio, Japãozinho, José Conrado de Araújo, São José, Salgado Filho, Inácio Barbosa, Santos Dumont e 18 do Forte.

Todo o trabalho executado pelas equipes da empresa municipal garante a limpeza dos canais de micro e macro drenagem, ampliam a rede e garante a redução significativa criação de pontos de alagamentos em períodos chuvosos. Durante as vistorias e limpeza das galerias pluviais são encontrados diversos materiais, lixos e entulhos que impedem o escoamento das águas. Por isso, faz-se necessária a colaboração da população para evitar jogar em vias públicas qualquer tipo de material que obstrua a rede de drenagem.

Solicitação

A Emurb possui canais de comunicação para que a população possa solicitar serviços. Para registrar a solicitação, basta entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis da Emurb no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).