Vigilância Sanitária fiscaliza venda de ovos de páscoa e peixes

Saúde
26/03/2015 15h07

A procura por pescados, frutos do mar e ovos de páscoa aumentam consideravelmente no período que antecede a Semana Santa e a Páscoa.  Para garantir a saúde e bem-estar dos consumidores, equipes da Vigilância Sanitária de Aracaju já estão fiscalizando os principais pontos de venda dos produtos entre as redes de supermercados presentes no município. Nesta segunda-feira, 26, foram feitas inspeções nas prateleiras e gôndolas de estabelecimentos situados no bairro Siqueira Campos e Centro. Na próxima semana, a Vigilância de Aracaju vai promover também inspeções no setor de pescados do Mercado Municipal Albano Franco.  

Muitos consumidores têm gostado de ver o trabalho constante dos fiscais sanitários nos supermercados e feiras. Esse é o caso da dona de casa Ely Sales Filho que, enquanto comprava ovos de páscoa, pode conferir as equipes em ação. “A presença da Vigilância Sanitária aqui é muito importante. Sabemos que somos nós e os fiscais que precisamos estar de olho nos produtos. Afinal, quem mais consome os chocolates são crianças e elas não vão antes de comer parar para olhar a validade ou se a embalagem esta devidamente lacrada”, disse.

Durante a manhã de atividades, a fiscal sanitária Suely Santana Costa promoveu inspeções sobre os chocolates. Ela reuniu dirigentes dos estabelecimentos e reforçou que os ovos de páscoa vendidos devem trazer em local visível para o consumidor os prazos de validade. “A nossa principal orientação é que a pessoa tem que ficar atenta para validade do produto e essa informação deve estar acessível. O consumidor também não deve levar para casa ovos de páscoa com embalagens danificadas ou não acondicionados corretamente”, explicou reforçando eu nesses casos os próprios estabelecimentos devem ser alertados e  retirar o produto da prateleira. 

No decorrer das inspeções da segunda-feira foram aprendidos 7kg de bacalhau num supermercado situado no Centro. O motivo foi a exposição dos produtos fora da temperatura adequada para preservação, ou seja, refrigeração entre -5° e 0°C.  O aposentado Leoni dos Santos aprovou a necessidade de serem feitas inspeções nos produtos. “Sempre é bom prestar atenção, em especial nos peixes. Eu, como comprador, busco observar se o pacote com o pescado está bem fechado e congelado”, disse.

De acordo com o fiscal e técnico da Gerência de Alimentos e Serviços Veterinários da Saúde de Aracaju, Juliano Santos, o mais importante ao comprar peixes ou frutos do mar é que o comprador observe a aparência, as cores e as texturas dos pescados. "O consumidor deve verificar a questão do olho do peixe. Se estiver escuro e um pouco profundo não é interessante, porque já está em um período de decomposição. Suas guelras devem ser vermelhas, odor característico e os olhos brilhantes e salientes. Já os crustáceos devem ter cor própria da espécie e não apresentar cor alaranjada ou negra na carapaça”, disse.

Segundo o técnico nos supermercados os peixes devem estar mantidos sob refrigeração entre -5° e 0°C ou sob gelo em escama.

“Nos peixes, as escamas também são fundamentais, não podem se soltar com facilidade e devem estar com a cor clara e bem fixas. Quanto ao camarão, devemos observar a textura dos camarões, analisando alguns fatores. A casca deve ser firme e fresca e a cabeça aderente ao corpo. Os camarões cozidos devem ser firmes e brilhantes, já os crus têm que estar com a casca acinzentada. O consumidor deve evitar comprar camarões com manchas pretas, pois não estarão frescos”.

Resultados positivos

O fiscal sanitário Antônio Nilo de Almeida é também médico veterinário sanitarista e reforça que a atuação da Vigilância nos períodos que antecedem a Semana Santa e a Páscoa vem trazendo resultados significativos, permitindo melhorias em muitos dos serviços prestados à população. “Com os trabalhos de rotina e o reforço das fiscalizações que promovemos todos os anos nesse período, temos visto uma mudança considerável na postura dos estabelecimentos. Ambientes dos supermercados estão mais limpos e organizados. Isso comprova a importância de fiscalizarmos, orientarmos as empresas e prestarmos esse serviço em saúde pública”, afirmou.

 

 “Os próprios gerentes dos supermercados têm entendido que melhorar o aspecto da loja é importante. Se ambientes estão mais limpos e organizados com certeza atrairão mais clientes. Isso concede também mais qualidade aos serviços oferecidos a esses consumidores”, concluiu Antônio Nilo de Almeida.