Nupeva traça perfil sobre acidentes de trânsito em Aracaju

Saúde
31/03/2015 18h26

A Coordenação de Promoção à Saúde (Cops), através do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva), realizou na tarde de terça-feira, 31, uma reunião com os órgãos gestores que formam a subcomissão de coleta, análise e gestão de informações. O grupo faz parte do Comitê Gestor Intersetorial do Projeto Vida no Trânsito, e é responsável por fazer um estudo detalhado sobre os acidentes de trânsito ocorridos em Aracaju.

O objetivo da subcomissão é traçar um perfil que possa identificar as principais causas, e desta forma desenvolver mecanismos para reduzir os índices de acidentados. Segundo a coordenadora do Programa de Promoção à Saúde, Maria Antônia esse alinhamento de informações é necessário para desenvolvimento eficaz das ações. “Estamos fazendo um pareamento de dados através de informações qualificadas para mostrar quais os reais fatores responsáveis por acidentes em Aracaju, e desta forma propor políticas que nos tragam reduções nos índices”, afirmou Maria.

A coordenadora do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes (Nupeva), Lijane Oliveira, diz que as ações do comitê são extremamente integradas. “O trabalho de um completa o outro, e por isso contamos com o empenho de todos, já que as ações propostas vêm otimizar nossos trabalhos e garantir o desenvolvimento de políticas de trânsito eficazes”, ressaltou Lijane.

Estiveram presentes, representantes da Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRv), da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), da Central Integrada de Operações Policiais (CIOSP), da Coordenadoria de Acidentes e Trânsito do Estado (CAT), e da Delegacia de Delitos no Trânsito.