João Alves assina parceria com Fundação Volkswagen

Educação
10/04/2015 16h10

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), assinou nesta sexta-feira, 10, uma parceria com a Fundação Volkswagen, onde foi apresentado o ‘Projeto Aprendendo com a Arte'. O Projeto visa promover o ensino da arte de forma aprofundada, didática e acessível a todos, como forma de inclusão cultural e social. O público alvo do projeto serão 40 professores de artes, coordenadores pedagógicos, que irão repassar os ensinamentos para os seus alunos.

O objetivo final do projeto é de que o conhecimento das artes se multiplique e alcance pelo menos 1.200 alunos de escolas públicas municipais. Outras cidades serão beneficiadas com o projeto, que será iniciado em Aracaju e em Cariacica, no Espírito Santo.

Como grande incentivador da arte e da educação, o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, disse que está muito feliz com a chegada do projeto, pois é a primeira vez que a Volkswagen faz uma parceria com um município brasileiro e que honra Aracaju de modo especial.

"É uma tecnologia encantadora que eles desenvolveram com grande eficiência de educar através das artes. Esta é uma forma agradável de aprender, incentivando as crianças para que gostem das artes. Os cursos são proporcionados para os nossos professores, que é uma maravilha. Por isso, quando se ensina algo para um professor, automaticamente se ensina para centenas de pessoas", afirmou.

Eduardo Barros, superintendente da Fundação Volkswagen, disse que "está muito feliz, pois a Prefeitura de Aracaju, na pessoa da secretária de Educação, Márcia Valéria, decidiu apoiar esse projeto, com uma política para desenvolvimento dos professores em arte. É um projeto muito ousado. Vai ser muito interessante, porque Aracaju é muito rica em coisas ligadas à arte, então, organizando essa riqueza podemos ter um trabalho mais reconhecido e mais destacado", afirmou.

A secretária municipal de Educação, Márcia Valéria, disse que esta é a primeira modelagem do Instituto Arte na Escola com a Fundação Volkswagen a ser implantado numa rede pública em todo o país. "O nosso caráter é inovador,  predestinado à qualidade do ensino e em focar melhores condições para os professores da formação continuada. Não só para os professores de Português, Matemática, Ciências, mas também para os professores de Artes. Eles terão a oportunidade de serem capacitados, de transformar e de transferir todo esse aprendizado e esse aprofundamento para os nossos estudantes", ressaltou.

Projeto

Em março de 2015, o "Aprendendo com Arte" também ganhou uma versão totalmente a distância, oferecendo mais 200 vagas para professores de arte de todo o País. Essa versão 100% on-line está sendo oferecida por meio da "Plataforma do Letramento" (www.plataformadoletramento.org.br), que é o ambiente virtual de aprendizagem da Fundação Volkswagen.

Um dos objetivos da Fundação Volkswagen é levar educação e cultura ao maior número possível de pessoas, contribuindo com o desenvolvimento social e a qualidade de vida. A versão 100% on-line do ‘Aprendendo com Arte' permite que a formação atravesse fronteiras, chegando a um número maior de educadores com duração de 29 horas.

Com apoio de tutores que acompanham e auxiliam os participantes, em ambiente virtual, os módulos do curso totalmente a distância incluem temas como metodologias contemporâneas no ensino de arte, narrativas da fantasia, contação de histórias, games na educação em artes visuais; arte e mídia, como: cinema, vídeo, rádio, TV e propaganda; museus virtuais, entre outros.