Fundat participa da Semana do Microempreendedor Individual

Formação para o Trabalho
14/04/2015 11h42

Até o próximo sábado, 18, acontece em Aracaju a Semana do Micro Empreendedor Individual (MEI), uma ação promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae/SE). A fim de orientar os pequenos empresários e formalizar os trabalhadores autônomos, o evento também conta com a participação da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) no decorrer da programação, iniciada nesta segunda-feira, 13.

A Semana do MEI ocorre simultaneamente em três pontos do Estado: na Praça Barão do Rio Branco, em Estância; na Praça Antônio Alves Oliveira, em Nossa Senhora da Glória; e na Praça General Valadão, Centro da capital. Já no primeiro dia, a Fundat marcou presença com a palestra "Jovem Empreendedor e o Mercado de Trabalho", que ainda ocorrerá em mais duas oportunidades: na quinta-feira, 16, das 14h às 15h30; e na sexta-feira, 17, das 16h às 17h30.

"A maioria dos jovens revela talentos natos para empreender, tanto na vida pessoal como no trabalho. Quem quer ser empreendedor tem que ter visão em longo prazo para superar as adversidades e saber voar os horizontes almejados", destaca a palestrante e coordenadora de grupos da Fundat, Aneclavilze Nascimento.  "É de suma importância,  como também um desafio, ofertar uma oportunidade que proporcione aos jovens perceberem como o empreendedorismo pode transformar as suas vidas", complementa Aneclavilze.

Benefícios

Ao se tornar um MEI legalizado, o trabalhador adquire um registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e passa a contribuir para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), obtendo assim garantias previdenciárias - a exemplo do auxílio-doença, salário-maternidade e aposentadoria. Além disso, os MEIs podem abrir conta bancária, emitir notas fiscais e pedir empréstimos. Por meio do Programa CredPovo, a Fundat ainda oferece opções de linhas de crédito para investimentos, através da Caixa Econômica Federal e do Banco do Nordeste.

Desde outubro do ano passado, é no Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (Cate) que a Fundat vem acolhendo os cidadãos interessados em gerir seu próprio negócio. O espaço fica localizado na Rua Serafim Bonfim, n° 268, Bairro Santos Dumont. Além de desburocratizar e agilizar as etapas em torno da abertura de pequenas empresas, o Cate também recebe, periodicamente, palestras e cursos de incentivo ao empreendedorismo.

Apoio

São parceiros do Sebrae/SE na realização Semana do Micro Empreendedor Individual: os Bancos do Brasil e do Nordeste, a Caixa Econômica Federal, Banese, Prefeitura de Aracaju, Jucese, Ceape, Adema, INSS, Unicred, Corpo de Bombeiros, Fundat, Instituto Federal de Sergipe, Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipal, Secretaria de Estado da Fazenda, Prefeitura de Estância, Câmara de Dirigentes Lojistas de Estância, Prefeitura de Nossa Senhora da Glória, Câmara de Dirigentes de Nossa Senhora da Glória, Emdagro e Receita Federal.