Palestra sobre educação profissional orienta instrutores e coordenadores das UQPs

Formação para o Trabalho
14/04/2015 15h24

Em diferentes bairros da capital, a população aracajuana tem acesso aos cursos livres e profissionalizantes ofertados nas Unidades de Qualificação e Produção (UQPs), espaços gerenciados pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat). Em busca de uma melhoria no acolhimento e na capacitação dos alunos, instrutores e coordenadores da Fundat participaram na manhã desta terça-feira, 14, de uma palestra destinada especificamente à área em que atuam: "Educação Profissional com foco no Plano de Curso".

A ação aconteceu no prédio da Estação Cidadania, localizado na Rua Pacatuba, 64, Centro. De acordo com a palestrante e pedagoga Dayse Prado, a ideia foi tratar sobre a importância dos planos de curso enquanto documentos normativos, abordando questões como a legislação da educação profissional. "Creio que foi um momento muito rico", afirma Dayse, que é gerente da Divisão de Educação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial  (Senac/SE).

Na equipe da Fundat, Laércia da Silva é instrutora das turmas de Artesanato e Pintura em Tecido, e compreende que é necessário seguir um padrão avaliativo dentro das normas específicas de cada curso. "A importância da palestra de hoje vem para nos motivar e ajudar os alunos a se profissionalizarem de uma maneira mais eficiente. Estamos atentos em qualificar os nossos alunos para o mercado de trabalho", informa Laércia.

Segundo a diretora de Formação Profissional da Fundat, Maria do Socorro Melo, é importante também fazer com que os instrutores saibam de que maneira agir conforme os princípios éticos, consolidando sua missão de não apenas compartilhar as técnicas, mas, também, contribuindo como um agente transformador daqueles alunos na sociedade.