Nova Praça no 17 de Março proporcionará lazer e cidadania

Infraestrutura
15/04/2015 15h20

Um local bastante emblemático na civilização ocidental, tema de obras literárias, objeto de estudos acadêmicos, ambiente propicio a atividades lúdicas e de vivência social e um dos parâmetros que indicam a qualidade de vida de um povo, as praças públicas sempre desempenharam um papel importante ao longo da história dos centros urbanos e acompanharam as mudanças sociais, culturais e de costumes. É também um espaço dotado de símbolos, marco arquitetônico e local de ação, sendo fundamental para a cidade e seus cidadãos.

É a partir desta concepção que a atual gestão da Prefeitura de Aracaju vem implementando uma política de urbanização que valoriza os espaços urbanos e garante aos aracajuanos o direito de usufruir de praças dotadas de modernos projetos arquitetônicos e urbanísticos. No bairro 17 de Março, zona Sul da cidade, mais um exemplo do compromisso do Governo Municipal é a construção da Praça dos Esportes e da Cultura. Totalizando um investimento de mais de R$ 2,7 milhões, a obra é fruto da parceria entre a PMA, Caixa Econômica Federal e Ministério dos Esportes.

São sete mil metros quadrados de área, onde serão construídos dois blocos com biblioteca pública, telecentro, pista de skate, cineteatro, duas salas multiuso, auditórios, um Centro de Referência da Assistência Social (Cras), além de sanitários com adequações para pessoas com deficiência. No local, ainda serão construídos um ginásio de esportes coberto e com arquibancada, quadra de areia, Espaço Criança com parque infantil, aparelhos de ginástica, rampa de acesso e passeio.

Andamento da obra

Em fase final, a obra se concentra nos acabamentos dos prédios, finalização da estrutura que fará a cobertura da quadra, criação de piso tátil para facilitar a locomoção de pessoas portadoras de deficiência, e em breve será finalizada e entregue aos moradores do 17 de Março.