Prefeito prestigia solenidade em comemoração ao aniversário do Exército Brasileiro

Agência Aracaju de Notícias
18/04/2015 07h42

Na noite desta sexta-feira, 17, aconteceu nas dependências do 28 BC (Batalhão de Caçadores), a solenidade militar alusiva aos 367 anos do Exército Brasileiro, que é comemorado oficialmente no dia 19 do corrente mês. Durante o evento aconteceu a formatura de militares e foram entregues medalhas da Ordem do Mérito Militar, a mais alta honraria do Exército. O Prefeito de Aracaju, João Alves Filho, fez questão de prestigiar as comemorações.

O dia do Exército é marcado pela primeira luta dos povos do Brasil contra a dominação holandesa, em 1648, conhecida como a Batalha dos Guararapes. O fato foi o despertar do sentimento de ‘nação brasileira' e a partir deste episódio marcou a cultura do povo brasileiro até os dias de hoje.

Para o Prefeito de Aracaju, João Alves Filho, o Exército Brasileiro tem uma importância fundamental. "Somos um país continental com 8 milhões de metros quadrados de território, e mais de 5 milhões de metros quadrados desse território é a Amazônia. Nós devemos às forcas armadas, especialmente ao exército, a existência desse território, que garantiram a preservação da Amazônia no território brasileiro. Houve muitas intervenções, inclusive com interesse de outros países, que pregavam a tese, maléfica, da internacionalização da Amazônia e foi graças ao Exército que temos a Amazônia como patrimônio nosso. É um patrimônio da humanidade, mas que nos pertence.  O Exército tem um papel fundamental e não existe um país continental que não tenha uma força armada bem equipada, e o nosso exército da um exemplo disso", reforça.

Segundo o General Arthur Costa Moura, comandante da 6 região,  "hoje, aqui no 28 BC, temos uma solenidade comemorativa, na qual reverenciamos todos os integrantes do exército no passado e do presente e também fizemos a entrega da Ordem do Mérito Militar, que é a principal condecoração do Exército Brasileiro. Temos a alegria de receber 170 homens do 28 BC, que estão  em missão no Rio de Janeiro, proporcionando a segurança na Favela da Maré, uma marca importante para estes homens e para o nosso batalhão, reforça.

O coronel Marcus Augusto da Silva Néto, que comanda o 28 BC, afirma que esta é uma data muita importante para os militares e para a população como um todo, pois estão lembrando a criação do Exército e de toda a batalha enfrentada até alcançar as conquistas. "Desde então, o povo brasileiro e o exército caminham em parceria. Temos a credibilidade população e da sociedade como um todo, de forma que buscamos condições para que o estado esteja sempre soberano e prosperando", afirma.

O Presidente da Assembleia Legislativa do estado de Sergipe lembra que fez questão de representar a casa pela importância da data. "O Exército é uma instituição séria, que faz muito pelo nosso país, a quem os brasileiros depositam a sua confiança. Este é um dia solene para todo o Brasil", declara.