CCZ apresenta ações no Conselho Municipal de Saúde

Saúde
24/04/2015 13h46

Conselheiros municipais de Saúde estiveram reunidos nesta sexta-feira, 24. O encontro aconteceu no Auditório do PRONATEC-IFS, no bairro Salgado Filho, e contou com a participação do consultor governamental Adalberto Canuto. Durante a manhã de debates houve apresentação dos resultados da 19º Plenária Nacional de Saúde; das propostas da Comissão Organizadora da Conferência de Saúde de Aracaju; das ações tomadas pela Secretaria para sanar problemas relatados pelo conselho nos últimos meses sobre queixas de usuários e apresentação do Planejamento Financeiro e dos Recursos. Foi destaque do encontro a apresentação feita pelo supervisor de Endemias do Centro de Controle de  Zoonoses (CCZ) de Aracaju, José Bomfim Oliveira Santos, que explanou sobre o trabalho de combate as endemias que é realizado rotineiramente no município, dando ênfase ao esclarecimento de medidas necessárias para evitar o surgimento de escorpiões em residências.   

"Em Aracaju e em Sergipe os escorpiões, embora assustem as pessoas quando surgem nas casas, não representam riscos. A informação é do próprio Ministério da Saúde que já fez pesquisa nacional abrangendo também o nosso município e comprovando que as espécies daqui não são venenosas", enfatizou José Bomfim Oliveira Santos.

"Mesmo assim, as equipes do CCZ fazem o trabalho rotineiro e quando um cidadão nos procura com queixas de escorpiões vamos à comunidade ver se existe algum foco. A orientação que passamos é que as pessoas busquem hábitos que não favoreçam a presença deles. O escorpião é um bicho predador que se alimenta de pequenos insetos como baratas e também tem hábitos de viver escondido em ambientes como entulhos, ralos e restos de construção. Para prevenir é preciso cuidar para não atrair as baratas para dentro de casa e também dispensar entulho, materiais e também tampar os ralos", explicou o supervisor de Endemias.

José Bomfim Oliveira Santos falou do combate de outros vetores que ainda é feito rotineiramente como as aplicações de inseticidas contra o mosquito da palha que transmite o Calazar e o trabalho de aplicação de fumacê costal e inseticidas contra o mosquito da dengue. O CCZ também está nas ruas, praças e bairros combatendo presença de animais que são vetores para transmissão de doenças como caramujos que podem doenças como a meningite e esquistossomose e ratos que podem transmitir a leptospirose.

Os preparativos para a Conferência de Saúde de Aracaju também foram destaque do encontro. A presidente do Conselho Roseane Patrício destacou que todos os conselheiros estão envolvidos e otimistas quanto ao evento. "Já em maio teremos as Conferências Locais que acontecem nos dias 14 e 15, 21 e 22 com  um conjunto de Unidades de Saúde da Família", informou.