SMS convida estudantes do Santa Maria para participar do projeto "Protagonista Juvenil”

Saúde
24/04/2015 17h38

Entre os dias 11 e 14 de maio, a Saúde de Aracaju estará realizando o projeto "Descobrindo Novos Jovens Protagonistas” para os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Laonte Gama da Silva, localizada no bairro Santa Maria. A ação é uma parceria entre os Programas Saúde na Escola (PSE), DST/Aids, Saúde da Mulher, Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed). O objetivo do projeto é realizar oficinas e dinâmicas educativas na escola abordando sexualidade, gravidez na adolescência e doenças sexualmente transmissíveis. Na tarde desta sexta-feira, 24, os alunos da Emef Gama da Silva foram convidados para realizar as inscrições e participar do projeto.

A coordenadora do PSE, Aline Barros, destacou que a oficina não irá atrapalhar as aulas dos alunos. “Os momentos das dinâmicas serão no turno da manhã e durante a tarde os estudantes terão suas aulas normalmente. A primeira turma do projeto será composta por 25 alunos. Quem desejar participar pode se inscrever livremente na escola, através do preenchimento de uma ficha de inscrição. A seleção ocorrerá entre os alunos inscritos, através de dinâmicas participativas e inclusivas, com o auxílio dos professores da escola”, explicou.

Para a coordenadora pedagógica da escola, Vânia Marcelino, esse projeto é importante para passar mais informações sobre a sexualidade.  “Na medida em que os alunos recebem informações corretas, eles adquirem uma prevenção antecipada. No ano passado nós tivemos um número muito grande de adolescentes grávidas e acredito que esse trabalho dê um pontapé inicial na mudança das atitudes dos estudantes para que eles tenham consciência”, disse.

“É importante adquirir novos conhecimentos, pois a juventude muitas vezes só pensa no ato sexual sem saber o que pode acontecer. É preciso ter uma preparação, conhecer os riscos que o sexo sem prevenção pode causar, como uma gravidez indesejada ou uma doença sexualmente transmissível. Por isso que é necessário participar desse projeto. Eu fiquei muito interessada e vou realizar minha inscrição para participar”, afirmou a estudante de 15 anos, Daiane Luana de Jesus.

O coordenador do Nuprin, Murilo Andrade, ressaltou que essa parceria foi essencial para fazer oficinas com os adolescentes através de dinâmicas divertidas. “Para que os jovens fiquem ainda mais envolvidos com o tema é necessário utilizar tecnologias leves que já fazem parte da vida deles. Vamos trabalhar com a música, a dança, filmes, ou seja, trazer a arte para dar informação e fazer com que eles sejam multiplicadores dentro da escola e do bairro”, salientou.

Na última quinta-feira, 23, os professores da escola também receberam uma apresentação de como funciona o projeto.