CRAS Equipe Volante realiza atendimento no povoado Robalo

Assistência Social e Cidadania
04/05/2015 14h38

Levar assistência a todos começou a ficar mais fácil depois do dia 17 de março de 2015. É que a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), elaborou uma nova estratégia para ajudar os aracajuanos da Zona de Expansão da capital com a criação da Equipe Volante do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

O objetivo da Equipe Volante é dar oportunidade às comunidades que estão distantes das unidades. Esse cuidado contribuiu para que os já cadastrados tivessem melhor acesso ao serviço e para o despertar de novos cadastros nas respectivas localidades. “Atendemos em média 30 pessoas por dia com o CRAS móvel, fazemos o atendimento individual e atividades socioeducativas”, informa Aline Conceição, assistente social da unidade.

Entre as atividades, as ações socioeducativas para as crianças são realizadas diariamente e significam muito para a comunidade. “Nessas ações, a programação já é predefinida e tem atraído muitas crianças. As atividades sempre falam sobre violência, socialização, como forma de interagir e educar os pequenos”, conta Luana Ferreira, psicóloga.

A dona de casa Edileuza dos Santos, de 45 anos, conta o quanto foi boa essa iniciativa da Prefeitura. “É ótimo esse serviço para nós da comunidade. Antes eu tinha que pagar passagem do transporte para ir até o CRAS e agora está bem perto da minha casa. Eu gostei muito”, relata.

O cuidado com a população não para por aí. Para melhor atender a especificidade de cada caso, a carreta possui cabine acústica para preservar a privacidade das pessoas atendidas. Aproximadamente oito profissionais trabalham junto ao CRAS Equipe Volante e acompanham o veículo de três em três meses, tempo estipulado de morada do serviço em cada localidade, a depender da demanda da comunidade.

 Os locais de atuação da CRAS Equipe Volante são: Areia Branca (Gameleira, RGA, Zenza, loteamento Nossa Senhora de Fátima);  Mosqueiro (Malvinas, loteamento São Jorge e Galego, Matapuã, Escuriais e Suíssa) e Robalo (Loteamento Recanto das Chácaras e povoado são José. 

Os interessados que ainda não têm cadastro, mas que já viram o CRAS Móvel perto de casa também, podem realizar o cadastro e consultar os profissionais do serviço.