Professores de arte da rede municipal participam de curso de capacitação da Fundação Volkswagen

Educação
15/05/2015 19h27

Na manhã desta sexta-feira, 15, na sala de exibição do Centro Cultural de Aracaju, aconteceu o Terceiro Encontro de Capacitação dos Educadores, uma parceria da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), com a Fundação Volkswagen. Participaram do evento 42 professores da rede municipal de ensino, que fazem parte do Projeto Aprendendo com a Arte

A coordenadora do curso, Clarisse Suzuki, do Instituto Arte na Escola, um dos parceiros desta iniciativa, disse que este terceiro encontro faz parte da formação continuada com os professores da rede municipal que são especializados em artes. "O nosso foco são as artes visuais e suas relações com a tecnologia, propondo uma visão para a cultura local", explicou Clarisse.

Ela ainda destacou que a intenção desses encontros com os educadores é tratar da memória, identidade e patrimônio cultural, bem como, comunicação, registro e o olhar para o entorno da cidade. "Hoje, estamos aqui na sala de exibição do Centro Cultural com um historiador, José Marques, que é professor da rede municipal", enfatizou a coordenadora do curso.

Clarisse Suzuki concluiu afirmando que após o encontro, os educadores que fazem parte do projeto iriam se deslocar para os Mercados Centrais de Aracaju, com o objetivo de observar os pontos culturais, bem como, registrar a visita por meio de fotografias que serão analisadas e futuramente expostas. 

Importância do projeto

A coordenadora de Arte e Educação da Semed, professora Sheila Costa, disse que os encontros que fazem parte do projeto da Fundação Volkswagen são presenciais. "Este é o terceiro, mas, ao todo serão sete, com o último acontecendo no segundo semestre deste ano, em outubro", destacou, acrescentando que 42 professores estão fazendo a capacitação.  

Sheila Costa ressaltou que o objetivo final do projeto é que o conhecimento das artes se multiplique e lembrou que o prefeito João Alves Filho, como grande incentivador da arte e da educação, já afirmou que está muito feliz com a chegada desta iniciativa, pois é a primeira vez que a fundação faz uma parceria com um município brasileiro e que honra Aracaju de modo especial.