Cultura popular e patrimônio imaterial são discutidos na 13ª Semana de Museus

Cultura
21/05/2015 15h59

A importância da memória, de salvaguarda e do patrimônio imaterial, foram alguns dos focos abordados na abertura da 1ª Jornada de Estudos, "Cultura Popular e Sustentabilidade". O evento faz parte da programação organizada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) em referência a 13ª Semana de Museu, que segue até esta sexta-feira, 22 de maio.  

Na manhã desta quinta-feira, 21, o público assistiu à palestra da presidente da Funcaju, professora Aglaé Fontes, e da professora do Núcleo de Museologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Verônica Nunes. "Na minha fala optei por trabalhar com a legislação que faz referência à questão do patrimônio imaterial. Assim, selecionei os documentos da Unesco que mais se destacam, alguns documentos do Brasil e os que existem em Sergipe, mostrando o que se pode fazer para preservar esse tipo de patrimônio", comenta Verônica.

Para a presidente da Funcaju, a Semana de Museus tem o papel de abrir os olhos da comunidade sobre a importância de todas as formas que a memória pode ser guardada, conhecida e reutilizada. "Temos que criar uma nova sociedade preocupada com a memória, registros, inventários para mudar essa ideia de que o museu é um lugar onde não há vida. O mesmo acontece com o patrimônio imaterial, que é ainda mais frágil. Basta morrer o mestre de um grupo folclórico, que não tenha substituto, para que o grupo deixe de existir", argumenta.

Nesta sexta-feira, 22, a mesa será composta pelo assessor executivo da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), Irineu Fontes, a professora do Núcleo de Museologia da UFS, Ana Carina Rocha, e o coordenador geral do grupo Cacumbi do Mestre Deca, Antônio Carlos. Grupo folclórico centenário do município de Laranjeiras, Cacumbi do Mestre Deca se apresenta no final da manhã, no encerramento da atividade.

Segundo a organizadora do evento, a museóloga Janaína Couvo, como este é o primeiro ano do Centro Cultural de Aracaju, inaugurado em outubro de 2014, foi escolhido abordar uma das temáticas que norteiam o Centro: a cultura popular.  "Nossa proposta foi trazer uma discussão sobre a cultura popular e sustentabilidade, abordando a relação entre patrimônio e cultura", explica. 

A Sala de Projeção Walmir Almeida segue com a "Mostra Audiovisual da Cultura Sergipana". Organizada pelo Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV). As exibições são gratuitas e acontecem sempre a partir das 15 horas. O Centro Cultural de Aracaju está localizado na Praça General Valadão, s/n. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (79) 3214- 5387. Confira a programação:

13ª Semana de Museus

 

22 de maio, das 8h30 às 11h

Jornada de Estudos - Teatro João Costa

Mesa redonda: "Expressão da Cultura Popular Sergipana e a Sustentabilidade" 

Professora Ana Carina Rocha - UFS - Núcleo de Museologia

Irineu Fontes - Secult

Antônio Carlos - Cacumbi do Mestre Deca

11h - Lançamento do Livro: "Dicionário da Religiosidade Popular", de Frei Xico

11h30 - Apresentação do grupo folclórico Cacumbi do Mestre Deca - Laranjeiras

Exposição: "Divina Renda" (Iphan) - Cafeteria

 

Mostra Audiovisual da Cultura Sergipana

 Dia 22 de maio às 15 horas

Aracaju, O que há em você e o que falta em mim - Ivy Almeida - Documentário - 20 min

Movimento do Choro Sergipano - Pascoal Maynard e Everlane Moraes - Especial Aperipê - 52 min