USF Eunice Barboza realiza mutirão de exames de lâmina para mulheres do Coqueiral

Saúde
21/05/2015 17h29

A Unidade de Saúde da Família (USF) Eunice Barbosa, localizada no bairro Coqueiral, realizou, durante esta quinta-feira, 21, um mutirão de exames de lâmina para as mulheres que são atendidas na Unidade. A ação contou com a parceria dos estudantes de enfermagem da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e teve o objetivo de aumentar o rastreamento de mulheres entre 20 e 65 anos para detectar o câncer de colo do útero e possíveis Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Foram atendidas 42 mulheres durante todo o dia que, além dos exames, aproveitaram o momento para tirar suas dúvidas e receberem panfletos informativos.

A enfermeira da Unidade, Marcelly Silva, explicou que o exame de lâmina é uma forma de garantir a saúde da mulher, tanto na prevenção do câncer uterino, como também das DSTs. “Nós chamamos de mutirão para aumentar o número de mulheres e fazer com que elas se sintam confiantes para fazer o exame. Já é uma rotina na unidade realizar a citologia duas vezes por semana, mas, cada vez mais, estamos fazendo a nossa parte para alertar as mulheres. Além de prevenir, o exame detecta doenças precoces, então, é essencial fazer uma vez ao ano”, explicou.

Dayse Rocha também é enfermeira da unidade e destacou que esse mutirão é o primeiro do ano. “Devido ao planejamento anual, nós decidimos fazer três mutirões anualmente para atrair cada vez mais as mulheres a realizar o exame. Esse é o nosso primeiro mutirão e quanto mais a gente procurar essas mulheres, mais elas vão procurar a unidade. Aqui nessa região, o número de mulheres que precisam de tratamento é grande e a gente não quer perder esse cuidado com elas. Somos uma unidade de referência nesse tratamento”, ressaltou.

Francisca de Fátima já fez tratamento e voltou à unidade para fazer outro exame. “Antes de fazer 45 anos eu fazia frequentemente o exame de lâmina e quando descobri que tinha um cisto comecei o tratamento, retirei o cisto e já estou boa. Agora só venho na unidade para fazer exames de rotina e saber se está tudo bem com minha saúde, pois já tem dois anos que não faço mais. Gostei muito do mutirão. Assim que soube me estimulei a vir para fazer o meu exame”, disse a moradora do Coqueiral.

Outra paciente que se interessou pelo exame foi Lucivânia do Nascimento, que aproveitou a oportunidade para tirar suas dúvidas. “A primeira vez que eu vim a enfermeira me passou uma pomada porque eu estava com sangramento, graças a Deus melhorei. Além de não ter prolongado o sangramento, não gerou nenhuma doença, por isso que é importante realizar esses exames e evitar uma coisa grave, principalmente a gente que já é casada. Gostei do mutirão e tirei algumas dúvidas sobre os cuidados com meu corpo e com minha saúde”, pontuou.