Alunos campeões da Olímpiada Mind Lab embarcam para São Paulo

Educação
22/05/2015 15h17

Em virtude da brilhante participação nas etapas de Aracaju e regional da Olimpíada Mind Lab, seis alunos do 6º ao 9º ano das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Carvalho Neto e Oviêdo Teixeira embarcaram no final da manhã desta sexta-feira, 22, para São Paulo (SP) para acompanhar a Etapa Nacional da Olimpíada que acontece neste sábado, 23.   

Os estudantes viajaram acompanhados do coordenador de Ensino Fundamental, Benedito Marques Correia dos Santos, do diretor do Departamento de Educação Básica, Dênison Sant´Ana, e dos professores José Robson Silva Santana, da EMEF Carvalho Neto, e Priscilla Esteffany Santos Thomaz, da EMEF Oviêdo Teixeira. 

Os alunos que viajaram como convidados do Mind Lab Group foram João Vitor Feitosa Barbosa e Wesley Vagner Oliveira de Matos, da EMEF Oviêdo Teixeira, e Paulo Henrique Santos Sobrinho, Matheus Mendes dos Santos, Yuri de Souza Souto da Silva e José Fernando Silva Peixoto, da EMEF Carvalho Neto.

O que é a Olimpíada

O professor Benedito Marques explicou que a referida Olimpíada é o produto final do Programa MenteInovadora, que tem o professor de Matemática como mediador que participa de capacitação e formações continuadas ao longo do ano e envolve os alunos em jogos de raciocínio de forma que interajam e desenvolvam suas habilidades socioemocionais, promovendo uma aprendizagem matemática mais prazerosa.

Ele informou ainda que, para chegar à etapa final da Olimpíada, os alunos participam de uma seletiva na própria escola onde são formadas as equipes do 6º e 7º anos e do 8º e 9º anos com quatro alunos cada para que possam participar da Etapa Local envolvendo todas as unidades de ensino da rede municipal. 

“A Etapa Local é realizada com o uso de tabuleiros com os jogos que são praticados na escola, onde o professor de Matemática utiliza uma hora de sua carga horária semanal para associar o jogo ao conteúdo matemático trabalhado em sala de aula. As equipes classificadas na Etapa Local, participam da Etapa Regional, que é realizada de forma virtual”, explicou Benedito Marques.

Expectativa

A professora Priscilla Esteffany disse que a expectativa para acompanhar a Etapa Nacional da Olimpíada é a melhor possível, mesmo porque será uma oportunidade de aprendizagem para competir a edição do próximo ano. “Eles foram campeões na edição municipal, além de terem ficado em 5º lugar na Etapa Regional. O desempenho foi ótimo”, avaliou.

Aluno do 6º ano na EMEF Oviêdo Teixeira, Wesley Vagner, disse que estava bastante ansioso para chegar em São Paulo e acompanhar a competição nacional. “Estou indo com os demais colegas como convidado, mas vou aproveitar para ver e analisar a competição para aprender mais e, quem sabe, no próximo ano estarei lá como competidor. Nessa vida, a gente sempre está aprendendo”, revelou.