“Projeto Dia das Mães” será realizado na USF Celso Daniel neste sábado

Saúde
22/05/2015 15h44

Amanhã, 23, a Unidade de Saúde da Família (USF) Celso Daniel estará realizando o “Projeto Dia das Mães” para as usuárias da unidade, localizada no bairro Santa Maria. Dentro das ações, serão ofertados testes rápidos para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), e de gravidez. A ação será realizada das 7h às 13h e contará também com palestras, consultas de pré-natal, revisão dos cartões das gestantes, atualização dos cartões de vacina (tétano, Hepatite B e Influenza), distribuição de preservativos femininos e masculinos, além de atividade recreativa com as crianças.

Segundo a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Cristiani Ludmila, a preocupação com as mães do bairro Santa Maria é ainda maior, por ter uma grande quantidade de mães adolescentes. “Estaremos aproveitando este mês dedicado às mães para mobilizar aquelas mulheres. Além dos trabalhos clínicos, faremos trabalho de orientação, com palestras sobre como evitar a gravidez na adolescência e roda de conversa sobre parto e planejamento reprodutivo, pois entendemos que a mente de uma adolescente, não está totalmente preparada para cuidar de uma nova vida”, ressaltou Cristiani.

Cristiani Ludmila ainda destacou que os altos índices de Sífilis Congênita, o aumento do número de casos de gestantes portadoras do vírus HIV e aumento da mortalidade infantil no bairro Santa Maria, justificam a realização desta atividade. “Sabemos que o bairro ainda tem um alto índice de sífilis congênita, onde a mãe pode transmitir a doença para o bebê durante a gestação. Precisamos alertá-las para os cuidados que elas precisam ter”, afirmou.

A ação está sendo organizada pela Diretoria de Atenção em Saúde, Diretoria de Vigilância em Saúde, Coordenação de Serviço Social, Rede de Atenção Primária (Reap) e os Programas DST/Aids e Saúde da Mulher, além da parceria com a Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas).