Carro Fumacê realiza 3º ciclo de aplicação do inseticida em quatro bairros de Aracaju

Saúde
22/05/2015 18h19

A partir de segunda-feira, 25, o carro fumacê passará nos bairros Santa Maria, Cirurgia, Getúlio Vargas e Suíssa para realizar a terceira aplicação de inseticida no combate ao mosquito Aedes aegipty,  transmissor  da Dengue. Esta ação é resultado de uma parceria da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com a Secretaria Estadual de Saúde.

Além das ações com o fumacê, estão sendo realizados mutirões com os agentes de Endemias da Saúde de Aracaju. A intenção é eliminar o mosquito adulto dos bairros onde ocorre a maior incidência da doença e também combater os criadouros do vetor transmissor da Dengue. "Depois de fazer a avaliação do índice de infestação e incidência da doença, solicitamos ao Governo do Estado o ciclo do carro fumacê, que é uma estratégia de emergência", explica a coordenadora do Programa Municipal de Controle a Dengue, Taíse Cavalcante.

Taíse ainda destaca que a ação é desenvolvida em quatro ciclos, ou seja, em quatro semanas consecutivas. “A aplicação é dividida de acordo com o ciclo de desenvolvimento do mosquito, pois da picada da fêmea e da maturação do ovo até a formação do mosquito adulto se passam sete dias. O carro fumacê deve retornar a cada sete dias para eliminar os novos mosquitos que foram gerados durante a semana anterior, pois o ovo dessa semana é o mosquito da dengue na semana que vem”, explicou.

A Saúde de Aracaju solicita aos moradores dos bairros, onde o carro passará que, no momento em que fumacê estiver na rua, abram as portas e janelas para que o inseticida dispersado no ar possa circular dentro das casas, eliminando o maior número possível de mosquitos da Dengue. A aplicação é mais um método recomendado pelo Ministério da Saúde que visa diminuir o número de casos da doença.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Raulinna Gomes, reforça a importância da população no combate ao mosquito. "Mesmo com a aplicação desses inseticidas, pedimos que as pessoas não descuidem da prevenção da dengue em suas casas. Lembramos que quintais devem ser arrumados, não deixando recipientes, latas, garrafas e pneus expostos, recipientes com água parada. É preciso  cobrir e limpar os reservatórios de água e lavanderias para que  o mosquito não deposite ovos", enfatiza.