Vigilância em Saúde orienta famílias desabrigadas do Largo da Aparecida

Saúde
25/05/2015 14h33

Na manhã desta segunda-feira, 25, a Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), da Saúde de Aracaju, visitou a área do Largo da Aparecida, no bairro Jabotiana,  através das Coordenações de Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária e Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A localidade foi atingida pelas fortes chuvas dos últimos dias, e ficou parcialmente inundada. Cerca de 70 pessoas que ficaram desabrigadas estão alojadas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Madre Tereza de Calcutá e outras quatro famílias foram alocadas para Escola Municipal  José Airton de Andrade, que fica na mesma rua.

A diretora de Vigilância em Saúde, Tereza Cristina Maynard, ressalta que esta visita tem como objetivo diagnosticar a real situação da região, para buscar minimizar as complicações decorrentes destes problemas. “Estamos orientando a comunidade para prevenção, visando  evitar o alastramento de doenças infectocontagiosas, na medida do possível, pois sabemos que este cenário é bastante propício para diversas delas”, ressaltou. Ainda segundo Tereza Cristina, esta é uma ação conjunta com a Secretaria de Assistência Social, que está auxiliando na distribuição de roupas, alimentos, e cadastramento do pessoal.

A equipe da DVS realizou também um levantamento para controle do número de hipertensos, idosos, gestantes e diabéticos, grupos que necessitam de um cuidado maior. Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Raulina Gomes, as pessoas que tiverem qualquer sintomas, como febre, dor de cabeça, vômito, coceira, devem procurar orientação médica. “Essas pessoas tiveram contato com água suja, ratos e lixo e estão vulneráveis a diversas patologias, então nós, enquanto coordenação, estamos em alerta”, afirmou.

A Vigilância Sanitária também esteve presente, fiscalizando e orientando quanto ao acondicionamento correto dos alimentos, como deve ser feito o descarte do lixo, e também vistoriou os banheiros. “Nessas condições de aglomerado humano, precisamos no mínimo contar com a limpeza das áreas essenciais, que são os banheiros e a cozinha e essa é uma preocupação constante”, falou o coordenador da Vigilância Epidemiológica, Ávio Brito.

O CCZ ficou responsável pela orientação em relação aos cuidados com animais. Alguns cachorros foram encontrados e a recomendação passada para seus donos, foi para que eles fiquem somente na área externa do Cras.