Curso sobre ressuscitação cardiorrespiratória capacita profissionais do Hospital Zona Sul

Saúde
26/05/2015 19h04

Durante toda esta terça-feira, 26, os profissionais de saúde do Hospital Municipal Fernando Franco (UPA Zona Sul) receberam cursos sobre diversos temas relacionados ao atendimento em saúde. De manhã, foi realizado um curso sobre o Núcleo de Segurança do Paciente, já à tarde e a noite, o tema abordado na capacitação envolveu a ressuscitação cardiopulmonar, conhecida também como parada cardiorrespiratória. Participaram das atividades os enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, além de outros profissionais de saúde que trabalham na unidade, recebendo instruções e tirando as principais dúvidas.   

De acordo com a coordenadora de Enfermagem do Hospital Zona Sul, Rayane Brito, todos os profissionais precisam estar capacitados, até mesmo para atender a demanda de pacientes.  “Como estamos no mês da enfermagem, tiramos o dia para realizar este curso para todos que mais estão envolvidos com o atendimento ao paciente. Decidimos falar sobre o Núcleo de Segurança do Paciente, porque é uma portaria nova do Ministério da Saúde, onde todos os hospitais públicos e privados devem está adotando. O tema da parada cardiorrespiratória também é fundamental, pois nos deparamos com uma grande demanda de pacientes com esse tipo de problema”, explicou a coordenadora destacando que os mesmos temas serão abordados na próxima quinta-feira, 28.

O palestrante do curso, Sandro Camargo, é enfermeiro da unidade e explicou que a parada cardiorrespiratória é uma das principais causas de mortes tanto para o sexo masculino como feminino. “Muitos pacientes entram na unidade com parada, mas todos os nossos profissionais precisam está preparados para não realizar um procedimento da maneira errada, pois pode acarretar um risco maior ao paciente. Por isso, é essencial explicar o básico e também o avançado, com aulas teóricas e exemplos práticos. É necessário corrigir as pessoas que realizam o procedimento errado e ensinar aqueles que nunca se depararam com esse tipo de situação”, destacou.

Para a auxiliar de enfermagem, Sara Raquel, toda aula e capacitação no local de trabalho é importante. “Tudo que envolve primeiros socorros deve ser sempre explicado detalhadamente e é essencial que os profissionais se interessem em participar. Eu mesmo nunca tinha participado de um curso que envolvesse este tema e adorei a oportunidade, estou aprendendo bastante. Pretendo até participar dos próximos cursos”, disse.

Já Iderjane Cavalcante, é farmacêutica do hospital, e também quis aprimorar seus conhecimentos. “É uma experiência nova para mim, que pretendo levar como uma experiência de vida, quem sabe um dia eu precise realizar este procedimento e com uma oportunidade dessa, não podemos perder. Estou aqui renovando meus conhecimentos”, pontuou.

Dados

No Brasil, as mortes causadas por parada cardíaca chegam a 200 mil por ano, sendo que metade dos casos ocorrem em ambiente hospitalar e a outra metade em ambiente extra hospitalar. Dentre uma das principais causas da doença está a insuficiência respiratória, sendo que no ambiente hospitalar pode ocorrer por conta da obstrução da via aérea ou desordens da respiração. Já fora do ambiente hospitalar, pode acontecer através de afogamento, engasgo, cuspe, asma ou pneumonia.