Saúde de Aracaju fará ação alertando para os males causados pelo fumo

Saúde
28/05/2015 17h36

A Saúde de Aracaju, através da equipe do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo realiza nesta sexta-feira, 29, a partir das 15h30, uma ação em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco (31/5). A atividade educativa irá acontece na Praça da Juventude no conjunto Augusto Franco, alertando para os males que o hábito de fumar podem causar à saúde.  A pneumologista Ana Paula Argolo Fontes dará uma palestra sobre os malefícios do tabaco e a nutricionista Gabriella Marsiglia Larrosa falará sobre alimentação saudável. No evento, também haverá um aula de ginástica com a equipe da Academia da Cidade e será oferecido um lanche saudável para os participantes.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal do Combate ao Tabagismo, Roberta Mendonça Souza, o cigarro, assim como outros derivados do tabaco, não possui uma quantidade segura de consumo. Somente na fumaça desse produto, por exemplo, encontramos mais de 4.700 substâncias tóxicas, informação que consta nos rótulos dos cigarros, algumas inclusive cancerígenas. “O alcatrão e a nicotina são exemplos dessas substâncias maléficas ao organismo. Essa última substância age como estimulante do sistema nervoso central, eleva a pressão sanguínea e a frequência cardíaca, diminui o apetite e desencadeia náusea e vômito. Já o alcatrão, que é formado por várias substâncias, está ligado a doenças cardiovasculares, câncer, entre outras”, informou a coordenadora.

Através do programa, a Saúde de Aracaju oferece tratamento para aqueles que pretendem para de fumar, no Centro de Especialidades Médicas (Cemar) Augusto Franco e no Hospital Universitário, onde os pacientes são acompanhados por uma equipe médica formada por pneumologista, enfermeiras, assistente social e nutricionista. “Os usuários recebem adesivos e medicação para ajudar aqueles que pretendem parar de fumar, fazemos reuniões semanais para dar todo apoio e orientação necessária”, relata Roberta Mendonça Souza, informando que as pessoas que quiserem obter mais informações sobre o Programa de Combate ao Tabagismo, podem ligar para o telefone (79) 3218-7500.