Estudantes da Unit realizam ações do PSE em escola do 18 do Forte

Saúde
28/05/2015 18h00

Nesta quinta-feira, 28, os estudantes de Odontologia da Universidade Tiradentes (Unit) realizaram atividades de promoção à saúde com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Otília de Araújo Macedo, localizada no bairro 18 do Forte. Os alunos realizaram escovação supervisionada, e receberam orientações sobre a alimentação e também sobre a cárie. Estas ações fazem parte do Programa de Saúde da Escola (PSE), e fazem parte da disciplina de Saúde Coletiva orientadas pelas professoras Cristiane Costa da Cunha Oliveira e Isabela de Avelar Brandão Macedo.

Segundo a professora da Unit, Isabela Macedo, durante todo o semestre foram realizadas ações de promoção à saúde bucal e exames bucais em mais de 500 crianças das Emefs Otília de Araújo, Letícia Soares, Neuzice Barreto e Anísio Teixeira. “São atividades importantes tanto para os escolares e comunidade alvo, bem como para nosso graduando de Odontologia, que ganha experiência na Saúde Pública e amadurece a visão humanística”, disse.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Aline Barros, todas as ações desenvolvidas são importantes para os estudantes. “Essa parceria com os profissionais e acadêmicos da Unit é essencial para que as crianças dessa escola aprendam como realizar uma higiene bucal corretamente. Lembrando que essas avaliações bucais já fazem parte do componente I do PSE, que também avalia a situação da vacinal da criança e o Índice de Massa Corporal (IMC) das crianças”, ressaltou.

Para a estudante de Odontologia, Thaís Bittencourt, é importante realizar esses tipos de atividades com os estudantes. “É interessante ver a realidade da saúde desses alunos, muitos deles não sabiam como realizar a escovação corretamente e nós explicamos como deve ser feita. Esse contato que temos com eles é essencial para entendermos os principais problemas bucais nas crianças”, destacou.

Todos os escolares recebem visitas e orientações de higiene bucal, informações importantes para a saúde bucal e prevenção de doenças (cárie e doença periodontal), além da motivação para mudanças de hábitos prejudiciais para a saúde bucal. Os estudantes ainda são examinados para avaliar o risco de doença da cárie, que são recomendadas através do PSE e das diretrizes do Ministério de Saúde.