CRAS Jardim Esperança reúne idosos em pré-conferência

Assistência Social e Cidadania
29/05/2015 17h15

“O idoso na Conferência Municipal terá a oportunidade de fazer o alicerce das políticas públicas de hoje e do futuro”, afirmou a presidente do Conselho Municipal da Terceira Idade (CMTI) de Aracaju, Maria José de Matos. A citação ocorreu durante explanação na pré-conferência realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Jardim Esperança, na última quinta-feira, 28. Com o apoio da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas), o evento faz parte de um ciclo de conferências livres que vêm ocorrendo em vários bairros da capital sergipana.

Segundo a presidente do CMTI, é preciso chamar o idoso e toda a sociedade para a responsabilidade. “Estou no trabalho com grupos de idosos há mais de vinte anos. Hoje, aos 64 anos, como presidente do Conselho, sinto na pele o que acontece como o idoso. Precisamos mostrar nosso protagonismo e debater sobre a melhoria de vida da população idosa”, destacou.

Pré-Conferência

O Ciclo de Pré-Conferências pretende percorrer as áreas com predominância da pessoa idosa em Aracaju e tem como principal objetivo sensibilizar o idoso acerca da importância de uma Conferência Municipal. “A conferência é um espaço de debates para que o idoso venha sugerir mudanças em varias áreas. Por isso, eles devem aproveitar essa chance para ajudar os gestores a fazerem políticas públicas mais eficientes”, disse o vice-presidente do CMTI, o pesquisador e professor da Universidade Federal de Sergipe, Neilson Menezes.    

Para a coordenadora do CRAS Jardim Esperança, Patrícia Figueiredo, é imprescindível a realização de pré-conferência para que o idoso entenda a necessidade de participar do debate sobre políticas públicas. “Tenho mais de 60 idosos inscritos nos grupos vinculados ao nosso CRAS e ter aqui o Conselho do Idoso foi interessante para que eles entendam a importância de fazer parte de uma Conferência”, comentou Patrícia.

O aposentado José Francisco Leite,74 anos, foi um dos escolhidos para participar da Conferência Municipal.  ”Vou lutar por melhorias, principalmente no transporte e na saúde  que são duas coisas importantes para serem discutidas”, comenta.