Saúde de Aracaju realiza ações para alertar sobre os riscos do Tabaco

Saúde
29/05/2015 18h25

Em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco, dia 31 de maio, a Saúde de Aracaju promoveu nesta sexta-feira, 29, várias atividades de promoção à saúde e de orientação sobre os riscos do hábito de fumar. A atividade educativa aconteceu na Praça da Juventude, no conjunto Augusto Franco, e contou com a parceria do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo e do Programa Academia da Cidade, que realizou uma aula de ginástica para os participantes.

A pneumologista Ana Paula Argolo foi uma das palestrantes do evento, e explicou aos presentes que o tabagismo é uma doença crônica, mas possui tratamento, que é oferecido no Cemar do Augusto Franco e no Hospital Universitário. “Percebi que na plateia não tinha nenhum fumante, mas sim alguns ex-fumantes que já estão recebendo tratamento no Cemar do Augusto Franco. Apesar dos demais não fumarem, é importante eles se mobilizarem com a causa, pois eles podem ajudar alguém da família, ou até uma pessoa próxima que fuma. Ao invés de julgar ou olhar com preconceito, eles podem explicar para outras pessoas os benefícios que vão alcançar ao parar de fumar”, ressaltou a pneumologista.

De acordo com a coordenadora do Programa de Combate ao Tabagismo, Roberta Souza, é preciso alertar a população sobre as doenças que são causadas com o uso do cigarro e seus derivados. “O tabagista tem um vício e precisa ser tratado com acompanhamento de pneumologistas, assistentes sociais, enfermeiros, nutricionistas. Como a maioria dos pacientes sentem a falta da nicotina durante o tratamento, nós distribuímos o adesivo de nicotina para diminuir a vontade de fumar. O mais importante é que o paciente tenha vontade de parar, e tenha consciência que o cigarro pode causar mais de 50 tipos de doenças”, afirmou.

Para o ex-fumante José GIleno, a palestra foi de bom proveito e ele está disposto a continuar sem fumar. “Eu sou hipertenso e diabético e percebi que o cigarro só estava me fazendo mal. Fumei por mais de 40 anos, mas depois que decidi fazer o tratamento no Cemar, parei de fumar já tem um mês. Esse evento e as orientações desses profissionais também me deixa mais alegre e estimulado a continuar lutando contra o vício. Não é fácil, mas não é impossível”, destacou o ex-fumante.

Academia da Cidade

A coordenadora de Promoção à Saúde, Maria Antônia D´Ávila, esteve com a equipe da Academia da Cidade apoiando o evento com uma aulão de ginástica. De acordo com o coordenador da Academia da Cidade, Ivan do Nascimento, a atividade física é uma aliada para quem está parando de fumar, pois ajuda na recuperação do fumante através dos movimentos.  “Os exercícios favorecem os problemas respiratórios, circulatórios, além de ajudar no ganho de massa muscular e diminuição da pressão arterial. Além disso, a atividade física envolve o psicológico, pois durante os exercícios, ele pode esquecer e deixar de lado a vontade de fumar”, frisou.

 A nutricionista Gabriella Larrosa explicou como os fumantes ou ex-fumantes precisam ter uma alimentação saudável, com muitos carboidratos, fibras e proteínas para fortalecer o corpo. No evento, também foi oferecido um lanche saudável para os participantes.

Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária da Aracaju, através de Gerência de Serviço de Interesse em Saúde e da Gerência de Medicamentos, também abraçou a causa pelo combate ao tabaco nesta sexta-feira, 29, distribuindo panfletos nos shoppings Rio Mar e Jardins e colando adesivos nos estabelecimentos comerciais dos shoppings com informações de que os locais são proibidos fumar.

Segundo o gerente de Serviço de Interesse em Saúde, Lucas Nogueira, a ação é importante para estimular nas pessoas que os locais onde é proibido fumar devem ser respeitados. “Estamos deixando materiais nos pontos de estacionamento, na praça de alimentação e nos pontos de informação dos shoppings para orientar sobre os riscos do tabaco”, destacou o gerente.