Conselho do idoso encerra ciclo de pré-conferências no José Conrado de Araújo

Assistência Social e Cidadania
19/06/2015 18h00

O Conselho Municipal da Terceira Idade (CMTI) de Aracaju encerrou o ciclo de pré-conferências no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Gonçalo Rollemberg Leite, localizado no bairro José Conrado de Araújo, na última quinta-feira, 18. Com foco na discussão sobre construção de políticas públicas para o idoso e na escolha de delegados que participarão da Conferência Municipal que ocorrerá em julho, o CMTI passou por diversos bairros da capital, reunindo grupos de idosos das zonas norte e sul.

Durante 19 dias, o protagonismo ativo do idoso foi pauta em rodas de discussão nos CRAS e instituições relacionadas à terceira idade. “O idoso tem a sabedoria do tempo como o seu aliado. Vamos construir políticas públicas de forma eficiente com diálogo e maturidade com o nossos gestores. As políticas discutidas na Conferência serão o alicerce para um país que vem envelhecendo”, destacou a presidente do CMTI de Aacaju, Maria José Matos.

Segundo a coordenadora do CRAS Gonçalo Rollemberg, Bianca Evangelista, o idoso é participativo e tem consciência de seus direitos. “Excelente oportunidade de o idoso receber o Conselho no CRAS. Nosso grupo de idosos é consciente de seus direitos e ativos como cidadãos. Esse tipo de ação valoriza o grupo”, ressalta Bianca.

A última pré-conferência que ocorreu no José Conrado de Araújo também teve a presença do grupo de idosos do CRAS Enedina Bomfim que é localizado no Bairro América. “Nosso grupo tem cerca de 50 idosos dos 55 aos 87 anos que gostam de participar das atividades. Muitos almejam fazer parte dos delegados que irão para a Conferência Municipal”, revela a coordenadora do Enedina, Elisabete Ribeiro.

Delegados

Na última pré-conferência, os idosos participantes demonstraram que já têm campos de proposta para abordar na Conferência Municipal. “Queremos lazer. Já trabalhamos muito. Queremos atividades onde o idosos possa se movimentar e fazer até cursos”, comenta Maria José Ferreira, delegada eleita pelo CRAS Gonçalo Rollemberg.

A delegada eleita pelo Cras Enedina Bomfim ,Lucineide  dos Santos, focou suas manifestações na saúde. “Queremos mais médicos especializados  e nutricionistas para ensinar alimentação correta dentro dos postos de saúde”, comenta.

Ciclo

O ciclo de pré-conferências do idoso atingiu mais de 30 grupos organizados na capital sergipana. O objetivo era chegar a áreas de predominância da população idosa e sensibilizá-la em relação à sua participação na I Conferência Municipal. “Tivemos idosos bastante participativos. A soma dos esforços fará a diferença. Tudo isso foi possível graças ao apoio que tivemos da Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social”, garante a presidente do CMTI.

Responsável pelo registro das propostas, a conselheira do CMTI, Ana Rita Menezes, destacou a participação do idoso. “Tivemos uma participação excelente e as propostas percorrem todas as áreas, como saúde, habitação, transporte e lazer. O interesse em buscar por qualidade de vida ficou evidente em todos os idosos”, disse a conselheira.

Para finalizar, a representante da Semfas, Josilda Monteiro, agradeceu o trabalho realizado pelo Conselho do Idoso. “Nós só temos a agradecer a todos que de forma direta e indireta contribuíram para a equipe do Ciclo de Pré-Conferências realizasse esse trabalho magnífico de sensibilização da pessoa idosa na busca pela efetivação de seus direitos”, afirmou Josilda, ressaltando que, após a Conferência Municipal, o idoso deve cobrar ao CMTI o resultado de suas propostas.