Ventos de Agosto é lançado no Centro Cultural de Aracaju

Cultura
19/06/2015 18h06

Aclamado pela crítica internacional o filme brasileiro, Ventos de Agosto, dirigido por Gabriel Marcado, foi lançado na sala Walmir Almeida, na tarde desta sexta-feira, 19, no Centro Cultural de Aracaju (antiga Alfândega). O evento foi promovido pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), por meio do Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV).

Jade Moraes, coordenadora de produção do NPDOV, explica que o filme já havia sido exibido em Aracaju, em outro cinema, mas na ocasião o acesso à exibição era pago. "A mostra na sala Walmir Almeida foi inteiramente gratuita, assim como todas as atividades realizadas no Centro Cultural de Aracaju" reforça.

A ação de divulgação estratégica inclusa no circuito cineclubista, promoveu exibições gratuitas e simultâneas em cerca de 40 cineclubes brasileiros. Atraída pela estética do longa, Luciana Oliveira, disse ter assistido o trailer do filme e se encantou pela personagem Shirley, vivida por Dandara de Morais, que traz à tona os valores e crenças passadas por sua avó.

O enredo do filme provoca uma reflexão sobre a vida e a morte, sempre com os ventos e a natureza dando determinando o que vai acontecer, levando os seus personagens para os seus devidos caminhos, mas traz também temas como o feminismo e o preconceito racial. O estudante Levi de Souza, diz que as ideologias e a separação de classes é bem óbvias no filme, o que faz dele um filme especial, já que aborda diversas temáticas com uma poética e fotografia ainda não vistas

Sinopse

Moradora da cidade grande, que foi viver em uma vila litorânea de Alagoas para cuidar de sua avó e fã de rock, Shirley é o fio condutor da trama junto de Jeison, protagonizado por Geová Manoel dos Santos, que interpreta um pescador do pequeno vilarejo que vive sob a sombra do pai autoritário. Com a chegada de um estranho meteorologista (Mascaro), que veio para analisar as mudanças das marés e dos ventos durante o mês de agosto, as vidas dos simples moradores do lugar têm suas rotinas alteradas.