Posto médico montado no Forró Caju realiza cerca de 300 atendimentos

Saúde
25/06/2015 15h09

Durante todos os dias do Forró Caju, a Saúde de Aracaju está promovendo ações para o bem-estar dos forrozeiros que estão curtindo os festejos juninos na praça dos mercados centrais. Em seis dias de festa, a equipe do Posto Médico Avançado já contabilizou 298 atendimentos. Apenas na sexta noite do forró, nesta quarta-feira, 24, o número de atendimento foi o maior, chegando a 105 procedimentos, sendo 102 clínicos e 3 cirúrgicos. Esse número se deve a grande quantidade de pessoas que lotaram a praça para acompanhar o show da atração nacional, o cantor sertanejo Luan Santana.

Para a responsável pelo posto médico, Solange Silva, o número de atendimento nesta última noite já era esperado. “O posto mantém uma escala de seis técnicos, dois médicos e um enfermeiro por noite. Mas, como nos dias 24, 27 e 28 são os dias com atrações nacionais, nós preparamos uma equipe maior, contendo 10 técnicos, três médicos e um enfermeiro. Com o show de Luan Santana, a praça esteve bastante lotada e cerca de 30% dos atendimentos foram de ansiedade pós-stress, devido a superlotação. Apesar desse número, a maioria dos atendimentos ainda é por conta de intoxicação alcoólica, que ontem correspondeu a 70%”, explicou.

Solange Silva ainda orientou que os forrozeiros não extrapolem na hora de beber, para que assim possam aproveitar a festa e não passar os festejos juninos dentro de um posto médico. “É importante também, ter uma boa alimentação e se hidratar bastante, isso com certeza evitará problemas”, ressaltou.

De acordo com o coordenador da Rede de Urgência e Emergência (Reue), René Porto, a expectativa é que os dias 27 e 28 também tenham um recorde de público, por conta dos shows de Aviões do Forró e Wesley Safadão. “As equipes estão preparadas para atender todas as ocorrências, que trabalham em escala de revezamento sempre a postos para que a população receba os primeiros-socorros. Caso seja necessário, a equipe também realiza estabilização no próprio local ou remove o paciente para algum hospital da capital. Até o momento, seis remoções já foram feitas pelo SAMU”, afirmou.

Atendimentos

Na primeira noite de Forró Caju foram registrados 55 procedimentos. Na segunda noite, que foi mais tranquila, 30 atendimentos foram realizados. Já no domingo, foram atendidas 38 pessoas. Na quarta noite de forró, 23 procedimentos foram feitos e na quinta noite, na última terça-feira, 23, foram 47 atendimentos. O recorde foi a sexta noite, que somou 105 procedimentos.