Curso de Auxiliar de Garçom proporciona emprego e renda aos alunos

Formação para o Trabalho
25/06/2015 17h23

A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) continuam qualificando a população e aumentando as chances de inserção no mercado de trabalho. Nesta semana, chegou ao fim o curso profissionalizante de Auxiliar de Garçom, realizado no Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (Cate), situado no Bairro Santos Dumont. A turma foi ofertada graças ao Programa de Gratuidade do Senac, viabilizado aos aracajuanos por meio da Fundat.

Ao todo, foram 200 horas de conhecimento referente à montagem de mesas, atendimento ao público, serviços relacionados à alimentação e bebidas. Além disso, a abordagem ainda trouxe noções de logística direcionada à gastronomia de hotéis, restaurantes e eventos. De acordo com o instrutor Rosevaldo Rodrigues, o conteúdo do curso englobou os procedimentos ensinados no curso de Garçom - e que, desta vez, foram repassados de maneira mais sucinta. "O principal de tudo é a dedicação, o foco e a percepção das coisas", afirma Rosevaldo, ressaltando que há uma grande procura por profissionais qualificados neste segmento.

Primeiros passos na profissão

Estudante de Física, a jovem Marileide de Jesus, de 25 anos, desejava conhecer outro universo profissional. "Eu achei legal, bem útil e gratificante. Aprendi coisas bem interessantes", relata a aluna, que, antes de as aulas serem finalizadas, começou a estagiar em um restaurante do Centro da capital.

A mãe de Marileide, Izabel de Jesus, também resolveu ingressar na turma de Auxiliar de Garçom. Ela conta que, durante as aulas, aprendeu aspectos ligados à atividade, a exemplo das dicas de etiqueta, organização de mesas e atendimento ao cliente. Izabel optou pelo curso por acreditar na intensidade das ofertas profissionais neste ramo, principalmente em festas. "As portas estão abertas, a gente não fica desempregada. É um serviço leve e tranquilo", garante.

A aluna Márcia Lima é alagoana e está há seis meses em Aracaju. Ao longo do curso, ela conseguiu atuar como garçonete em três eventos indicados pelo instrutor. "Como a cidade é grande e tem muitos turistas, não tem como ficar parada nessa área", considera Márcia, que demonstrou entusiasmo diante dos novos conhecimentos adquiridos. "Achei ótimo, não sabia praticamente nada. Tudo pra mim foi novidade, desde o dobrar do guardanapo até a arrumação de mesas", explica Márcia. Disposta a se estabelecer na cidade, a futura profissional já definiu qual será a próxima etapa. "Vou me inscrever no curso de Garçom e, se Deus quiser, conseguir um emprego fixo", almeja.