Vigilância Sanitária vistoriou cerca de 400 estabelecimentos durante o Forró Caju

Saúde
30/06/2015 14h23

Durante os 11 dias de Forró Caju, a Coordenação de Vigilância Sanitária de Aracaju (Covisa), esteve com uma equipe de profissionais vistoriando cerca de 400 pontos de venda de bebidas e comidas na área da festa, para garantir que fosse feita a manipulação correta dos alimentos, e desta forma, preservar a saúde dos milhares de forrozeiros que estiveram presentes nos dias de festa. A única intercorrência registrada foi a apreensão de pouco mais de uma tonelada de gelo.

Segundo o gerente de Vigilância em Saúde Ambiental da Covisa, Geraldo Santana, a mercadoria estava armazenada sem o condicionamento adequado para o consumo humano. “O gelo apreendido estava em sacos verdes, sem identificação e abertos. Encontramos o produto armazenado num caminhão sem estrutura para conservação do mesmo, apresentando ferrugem e mofo. Todo o gelo foi levado para uma área livre da cidade e descarregado para evitar que populares aproveitassem o gelo para consumo próprio. Este produto seria usado na conservação de bebidas e também no preparo de coquetéis”, informou.

A gerente de Alimentos da Covisa, Nazaré Aragão, disse ter ficado satisfeita com o que foi encontrado nesses 11 dias de festa, pois todos os ambulantes seguiram as normas exigidas pela Vigilância Sanitária do Município de Aracaju. “Estamos colhendo agora o resultado de um trabalho que começou muito antes da festa. Todos os comerciantes que estiveram dentro da área do Forró Caju passaram pelo curso de manipulação de alimentos e agora estamos colhendo os frutos. Nenhuma anormalidade foi registrada no que diz respeito a manipulação e condicionamento de alimentos”, ressaltou.

O curso de Manipulação de Alimentos foi oferecido pela Vigilância Sanitária de Aracaju, em parceria com a Fundação de Formação para o Trabalho (Fundat) e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).