Programa DST/Aids esteve presente no Forró Caju

Saúde
30/06/2015 16h59

Durante os 11 dias da maior festa de forró do nosso município, o Forró Caju, a Saúde de Aracaju esteve atuando para promover o bem estar com ações de prevenções dos milhares de forrozeiros que estiveram todas as noites na praça dos mercados centrais, curtindo os shows. O Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais manteve um posto montado durante toda a festa e distribuiu cerca de 50 mil insumos, ou seja, camisinha masculina, feminina, gel lubrificante, além da entrega de panfletos com dicas de prevenção.

A coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Débora Oliveira, ainda falando sobre a barraca da prevenção diz que é uma forma de facilitar o acesso da população aos preservativos. “Além dos insumos, foram distribuídos folhetos educativos para divulgar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante, que é mais uma ação da Saúde para promover ações em vários pontos da cidade, dando acesso a população aos testes rápidos, também estamos realizando parcerias com empresas privadas. O foco é diminuir os casos de doenças sexualmente transmissíveis”, relatou.

A coordenadora explica que houve uma diminuição na procura pelos preservativos. “Teve uma queda de 30% em relação ao ano passado, nós enquanto programa, avaliamos que este público está mais vulnerável devido ao uso do álcool e não estão tendo a preocupação do uso consciente da camisinha, que deveria se tornar um hábito, pois é a única forma de proteção segura”, informa.

Débora alerta para o preconceito que acaba gerando a desinformação. “Antigamente o grupo de risco eram apenas gays, profissionais do sexo e usuários de drogas. Hoje sabemos que tem aumentado o caso de parceiros fixos, o avanço farmacêutico elaborando estimuladores sexuais acaba gerando num homem uma maior libido e estes têm transmitidos para os parceiros”.

Conforme a referência técnica do Programa de DST/Aids da Saúde de Aracaju, Marília Uchôa, a prevenção é essencial para esse grupo. “É preciso que as pessoas negociem o uso de preservativo, mesmo tendo parceiros fixos,  como forma de evitar o contágio do HIV/Aids e outras DSTs”, argumenta Marília.

A Saúde de Aracaju disponibiliza teste rápido para detectar doenças sexualmente transmissíveis. O exame pode ser feito no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) que fica localizado no Cemar Siqueira Campos. O resultado do teste rápido sai em 20 minutos e o convencional em 15 dias. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Basta leva a identidade e cartão do SUS.