Luciano Paz participa de reunião com Comissão de Direitos Humanos da OAB Sergipe

Saúde
03/07/2015 17h05

O secretário, em exercício, da Saúde de Aracaju Luciano Paz participou na tarde desta sexta-feira, 03, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Sergipe), de reunião com representantes de diversos setores da saúde estadual e diretorias das maternidades Nossa Senhora de Lurdes e Santa Isabel, através de encontro organizado pela Coordenadoria de Saúde da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE. A diretora de Atenção à Saúde (DAS) da Saúde de Aracaju, Gildete Maria D'Ávila também participou informando questões técnicas relacionadas à gestão municipal.

Na ocasião foram discutidas as medidas de implementação e intensificação da Atenção Básica à Saúde dos municípios do estado, as dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais e também a superlotação das unidades de saúde de alta complexidade (em especial as maternidades). “Trabalhamos com situações que atingem a comunidade de forma em geral. Não havendo resolutividade, a Comissão de Direitos Humanos leva o assunto à Comissão da OAB, que decidirá se entrará ou não com ação pública no caso”, explicou o diretor da Coordenadoria de Saúde da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE, Rodrigo Vasco.

Luciano Paz mostrou diretrizes relacionadas à Saúde de Aracaju e pontuou melhorias e também alguns problemas encontrados na regularização dos serviços oferecidos. “Esse tipo de encontro é importante para termos maior visibilidade do que acontece no estado como um todo. Reitero que temos problemas em comuns e que o registro de casos semelhantes contribuem para pensarmos em soluções. Atualmente, Aracaju vem enfrentando uma situação complexa no quesito do absenteísmo, onde as pessoas faltam aos procedimentos médicos e nem justificam tais faltas. Estaremos trabalhando melhor esse tema nas próximas semanas e deveremos lançar uma campanha de conscientização para que a população use o serviço de forma consciente”, disse.

Quando ao assunto transitou pela questão das maternidades e os problemas enfrentados pelas gestantes, incluindo a sífilis congênita (como um dos maiores problemas da ocasião por falta de Benzetacil nos estoques nacionais), Luciano Paz explicou que Aracaju cumpre com todos os procedimentos destas pacientes. “Sabemos dos problemas relacionados ao abastecimento de Benzetacil em todo o País, porém realizamos procedimentos jurídicos pontuais, que nos deixaram mais tranquilos. Atualmente, as aracajuanas grávidas possuem prioridade especialmente neste quesito da sífilis, pois entendemos que o tratamento é essencial para a saúde da mulher e da criança”, pontuou Luciano Paz.